Professores e coordenadores se reúnem para a revisão do Guia de Normalizações de Trabalhos Acadêmicos Científicos do IMEPAC - IMEPAC

No início de 2019 foi lançado o guia de normalizações de trabalhos técnicos científicos do IMEPAC. Elaborado pelo Prof. Dr. Herbert Cristian de Souza, Prof. Dr. Geilson Nunes e pela Profa. Dra. Mirna Gertrudes Oliveira, o objetivo desse guia, consiste na padronização para os trabalhos no âmbito acadêmico, por meio de uma linguagem clara e objetiva, trazendo informações conceituais, técnicas e práticas, bem como esquemas e ilustrações.

Depois de uma reunião, promovida em setembro deste ano, pela equipe do E-LABORE – Núcleo de Inovação Pedagógica e Aperfeiçoamento Docente, de atualização com os professores, sobre a normatização de trabalhos acadêmicos e científicos, despertou-se a ideia da criação de um grupo de professores para realizar a revisão deste guia, para que o mesmo seja atualizado e aprimorado.

E quinta-feira, dia 03 de outubro, aconteceu a primeira reunião, em que os professores interessados compartilharam saberes e idealizaram o projeto. “Muitos docentes aceitaram o desafio lançado pelo E-LABORE. A Profª Dra Mirna e o Profº Dr Herbert estiveram presentes no primeiro encontro,” afirmou a Professora Rejane Rubio, coordenadora do E-LABORE.

A ideia deste primeiro encontro, foi buscar parceiros para que no próximo ano, possamos ter um guia revisto, atualizado e mais robusto, que abarque todas as áreas do conhecimento e que a instituição tenha um padrão equânime, do primeiro período até o último para todos os cursos, explica o professor Herbert.

De acordo com a Profa. Dra. Mirna Gertrudes Oliveira, “precisamos implantar na instituição uma cultura de normalização de normas técnicas, e essa cultura começa já no primeiro período quando nós vamos disponibilizar esse guia para todos os professores e eles vão usar com seus alunos, no sentido de que todos os alunos façam seus trabalhos dentro das mesmas normas. Depois, no terceiro período, todos os alunos tem a disciplina de metodologia de pesquisa, que é oferecida a distância, que é onde eles conhecem um pouco mais sobre essa área do conhecimento e assim nós vamos ter desde o primeiro período até o último, essa cultura de normas técnicas dentro do IMEPAC,” enfatiza.

Ademais, a intenção é de aumentar o número de publicações de modo exponencial, “ainda mais agora que agora somos Centro Universitário, a tríade pesquisa, ensino e extensão, tem que estar cada vez mais fortalecida, então a gente acredita que tendo um guia robusto, que consegue abarcar todas as áreas, vamos enraizar ainda mais essa cultura de pesquisa no âmbito universitário,” ressalta Herbert.

“A reunião foi muito proveitosa. Ao ensejo, todos tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Guia, discutir sobre alguns pontos iniciais que merecem atenção e foco. Em breve outro encontro será marcado para que a equipe possa avançar nos estudos e na reestruturação do documento. Salientando que, com a transformação de organização acadêmica do IMEPAC em Centro Universitário, a produção científica de docentes e discentes terá relevância ainda maior. Realidade que nos inspirou em tomarmos a iniciativa de atualizar nosso Guia.”, finalizou Rejane.