Professores do IMEPAC participam de aperfeiçoamento das práticas docentes - IMEPAC

Professores do IMEPAC participam de aperfeiçoamento das práticas docentes

Nessa segunda-feira, 8, na Capela do IMEPAC, foi promovido evento denominado “Aperfeiçoamento Docente Continuado”, que acontece semestralmente e conta com a presença de professores, tutores, coordenadores e direção da instituição.

A Avaliação da Aprendizagem como Processo Criativo foi o tema escolhido para este semestre. Palestra sobre o assunto foi ministrada pela professora: Olenir Maria Mendes, doutora em Educação pela USP, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional – GEPAE/UFU.

As atividades foram realizadas pelo Núcleo de Inovação e Aperfeiçoamento Docente (E-LABORE).

Segundo informações da coordenadora Rejane Rubio, a avaliação é um assunto bastante importante, especialmente no ensino superior, ao levarmos em conta as exigências individuais, da sociedade e do mercado de trabalho acerca da formação universitária que envolve a estruturação de múltiplas competências, habilidades e atitudes.

“As propostas avaliativas tomam significativa relevância no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas aos processos de ensino-aprendizagem. Refletir e estabelecer estratégias na perspectiva da avaliação da aprendizagem pressupõe definir conhecimentos a serem desenvolvidos e construídos na trajetória da formação de nossos graduandos”, ressalta.

Conforme informações, é alvo de preocupação dos gestores e docentes a adoção de práticas diferenciadas de avaliação, sustentadas na coerência dos processos de verificação do desenvolvimento dos estudantes com as novas metodologias de aprendizagem ativa que estão sendo implementadas.

“São caminhos pedagógicos construídos ao longo das vivências em sala de aula, que são também, influenciadas pelas tendências educacionais mundiais. Assim, momentos de compartilhamento de saberes tornam-se indispensáveis oportunidades de redimensionamento das práticas docentes. É o que ocorreu na edição 2019/1 de nosso Aperfeiçoamento Docente Continuado, realizado pelo E-LABORE, que teve como temática “Avaliação da Aprendizagem como Processo Criativo”, considera.

“Além das diversas possibilidades de verificação da aprendizagem, a ênfase ficou em torno das propostas de avaliação formativa, capazes de beneficiar o desenvolvimento de seres pensantes, críticos e reflexivos”, complementa o professor Danilo Moura.