Previsão de Demanda como diferencial competitivo nas organizações - IMEPAC

Previsão de Demanda como diferencial competitivo nas organizações

A Previsão de Demanda, também conhecida como Previsão de vendas têm dois objetivos principais, um no longo prazo e outro no curto prazo, a saber: i) Planejamento Estratégico e; ii) programação da produção. No longo prazo ele é útil para todas as classes de organizações, sejam produtoras de bens tangíveis, como na indústria de transformação, ou intangíveis, como nos serviços financeiros e de saúde.

Com o aumento crescente da concorrência, provocado em grande medida pelo avanço das tecnologias de comunicação, as empresas se veem cada vez mais pressionadas pelo mercado consumidor quanto à qualidade, preço, flexibilidade e velocidade.

Nesse sentido um correto planejamento estratégico possibilita às organizações planejarem o uso de seus ativos na obtenção de produtos ou serviços que atendam às necessidades do seu mercado consumidor. Sendo assim se faz necessário conhecer o maior número possível de variáveis no momento do planejamento, sendo eu uma das principais variáveis é a demanda.

Na maior parte dos segmentos a demanda é sazonal, em maior ou menor grau, e a capacidade é constante. Assim sendo surge um grande desafio imposto às organizações, que é ajustar a capacidade constante à demanda sazonal, demonstrando assim a importância da Previsão de Demanda para o planejamento da capacidade das organizações.

Outra importância da Previsão de Demanda se refere a programação da produção, que se aplica em indústrias manufatureiras com demanda espontânea, onde o cliente deseja levar o produto no momento da compra, sendo necessário assim a presença de estoques tanto de produto acabado quanto de matéria-prima, denominadas de make to stock.

Como os estoques imobilizam elevado capital nas organizações devem sempre ser evitados. Mas para as indústrias com regra de produção empurrada e com demanda espontânea, é inviável eliminar os estoques, no entanto o esforço passa a ser de reduzi-los a níveis mínimos possíveis. Isso somente é possível com uma boa Previsão de Demanda, que possibilite o correto planejamento da capacidade e programação da produção.

Existem métodos quantitativos e qualitativos de previsão de demanda, dos mais simples aos mais robustos, a depender do comportamento das variáveis envolvidas, mas isso é assunto para um novo artigo. Até a próxima.

 

Por: Walter Rodrigues de Andrade

Coordenador do curso de Engenharia de Produção