Prefeitura de Araguari através da Secretaria de Desenvolvimento lança o 1º PROGER

Na manhã desta quarta-feira, 22, a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, lançou o 1º Programa de Geração de Emprego e Renda de Araguari, o PROGER, no SICOOB ARACOOP.

O PROGER é uma parceria entre a prefeitura municipal e a cooperativa SICOOB ARACOOP, cujo intuito é apoiar institucionalmente as empresas que geram empregos e renda e, consequentemente, diminuir a distância entre as vagas de empregos e os cidadãos.

O país vive um momento de crise, com milhares de postos de emprego sendo extintos, e Araguari felizmente caminha na contramão desta realidade. As expectativas para o município são as melhores, e os resultados dos esforços do poder público junto ao empresariado já começam a surgir. Ainda para 2019 a previsão é de abertura de 1.950 novos postos de emprego, o que segundo o secretário de desenvolvimento do município, Juberson dos Santos Melo, representa a primeira fase do PROGER. Já para 2020, a projeção é de mais de 800 novas vagas de trabalho.

Estiveram presentes no evento autoridades do município, empresários e imprensa, os quais puderam conhecer a importância do projeto para o contexto atual e futuro de Araguari. Várias empresas locais pleiteiam a expansão de suas unidades, e também empresas externas, como a LD Celulose e a Fertilizantes Tocantins, escolheram a cidade para sediar suas atividades.

De acordo com o prefeito de Araguari, Marcos Coelho, este é um momento importante para o município, que passa a se destacar nacional e internacionalmente, devido à relevância econômica das empresas recém-chegadas. Por parte da prefeitura municipal serão concedidas áreas no distrito industrial, para as quais as empresas que pleiteiam expansão terão que custear 20% do valor da área, em pagamento parcelado. A atuação da SICOOB ARACOOP nesse projeto é de extrema importância, porque possibilitará aos empresários as linhas de crédito necessárias para seus empreendimentos.

Segundo o secretário de desenvolvimento, Jurberson dos Santos, “a proposta do programa é viabilizar a mão de obra local para atender a demanda. Até pouco tempo Araguari vivia um cenário insalubre, sem oportunidades de emprego. Agora essa realidade mudou, pois, as empresas que estão vindo para a cidade precisam de mão de obra qualificada”.

O IMEPAC também foi destaque durante o evento, representado pelo diretor executivo José Julio Lafayette, pois é não somente uma das entidades de geração de empregos, por meio do Hospital Universitário Sagrada Família, mas é também a instituição que poderá preparar os profissionais que irão ocupar essas vagas de trabalho. E nesse sentido, a parceria entre SICOOB ARACOOP e o IMEPAC ganha ainda maior importância, pois facilita o acesso ao ensino superior de qualidade por meio do programa SICOOB UNIVERSITÁRIO.

O diretor da cooperativa de crédito, Silvio Presley, ressaltou que “o SICOOB ARACOOP está aberto para ampliar o SICOOB UNIVERSITÁRIO para todos os cursos do IMEPAC, para financiar a formação dos profissionais para esse mercado de trabalho. O IMEPAC hoje tem grande força e destaque no âmbito educacional e nós queremos cada vez mais fortalecer essa parceria, para estarmos juntos capacitando profissionais para atuar em Araguari, nas mais diversas áreas. A cooperativa está aberta para formalizar novos contratos e ouvir as sugestões e necessidades dos estudantes que precisam de financiamento estudantil, para melhorarmos cada vez mais”.