Palestra: Pensando e dialogando sobre Ética - IMEPAC

Palestra: Pensando e dialogando sobre Ética

No sábado letivo do Núcleo de Práticas Jurídicas, dia 23 de agosto, foi realizada uma palestra ministrada pelo Prof. Paulo Roberto sobre a ÉTICA: PENSANDO E DIALOGANDO, aos alunos estagiários do 7º ao 10º período do curso de Direito.

Os debates foram sobre reflexões acerca da ética profissional: a ética é um campo do conhecimento capaz de ajudar a encontrar respostas adequadas a três perguntas: quero; devo; posso?

No campo profissional do Direito, um ponto fundamental é a percepção da importância da prestação jurisdicional para a qual todos devemos colaborar.

Por fim, é preciso dizer que

a conduta é ética se ela mantém os traços da autonomia individual vinculados à heteronomia dos valores sociais.

Tais reflexões mostram a certeza do caminho a percorrer, com ética! E cabe a nós, educadores, a tarefa de estimular e desenvolver argumentos para que os alunos sejam atuantes e possam ter uma trajetória acadêmica que busca o perfil profissional, cada vez mais, adequado com o saber da ética.