Palestra: Leis Sistêmicas Aplicadas no Direito - IMEPAC

Palestra: Leis Sistêmicas Aplicadas no Direito

Neste sábado letivo do Núcleo de Práticas Jurídicas, dia 31 de agosto, foi realizada uma palestra pela nossa egressa Rafaela dos Anjos sobre a Leis sistêmicas aplicadas no Direito, aos alunos estagiários do 7º ao 10º período do Curso de Direito.

A palestra abordou a utilização das Constelações Sistêmicas e do Pensamento Sistêmico no Direito, proporcionando aos alunos /estagiários do NPJ conhecer essa inovação. No primeiro momento foi apresentado em que consistem as constelações sistêmicas, sua origem, seus precursores e como surge o chamado Direito Sistêmico.

A proposta com a utilização dessas competências relacionais no Direito é a de adquirir um novo pensamento, olhar e postura, para conhecer verdadeiramente a origem do litígio e encontrar a possível solução pacífica e justa dos conflitos. As pessoas têm buscado judicializar as suas emoções, dores, raiva, seus sentimentos secundários e não apenas um conflito aparente, o que nem sempre o operador do Direito consegue identificar por si só.

Considerando o cenário atual de crescente judicialização dos conflitos em questões de família e outras demandas, bem como a urgente necessidade de políticas de tratamento adequado à resolução desses conflitos, novas práticas testadas contribuem sensivelmente com a humanização, celeridade, eficiência e qualidade dos resultados, valorizando a consensualidade entre as partes envolvidas em um litígio.

A palestrante ao final ressalta:

Foi um encontro empático junto aos presentes, em que agradeço imensamente a oportunidade de poder dividir com o setor acadêmico do IMEPAC esta abordagem”.

A coordenação do Núcleo de Práticas Jurídicas agradece a participação ímpar da palestrante e o envolvimento de todos os alunos e professores presentes no evento, engrandecendo a trajetória acadêmica do curso de Direito.