Oficinas Pedagógicas: professores aplicam técnica de Role Play e discutem a questão da Acessibilidade - IMEPAC

O e-labore e o Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico do IMEPAC (NAAP) promoveram, na tarde de ontem (10), mais uma Oficina Pedagógica. Com o tema “Role Play: Desvendando Possibilidades”, a atividade possibilitou que os professores vivenciassem essa metodologia ativa de ensino.

O Role Play é uma técnica didática em que os participantes são envolvidos numa situação-problema, assumindo papéis diferentes dos vividos em seu cotidiano, devendo tomar decisões e prever consequências. Este exercício é uma metodologia de ensino democrática e participativa, que aborda conteúdos e aprendizagens compreendendo o aprender na ação. E mais, a técnica incentiva o participante a criar empatia com a posição e sentimento do outro, e olhar para além de seus pressupostos e expectativas imediatas, encorajando uma maior reflexão.

Além disso, a oficina possibilitou uma reflexão sobre acessibilidade e inclusão, sendo esta a temática que norteou toda a dramatização. Os docentes foram divididos em três grupos: alguns foram vendados, outros utilizaram protetor auricular e fita adesiva nos lábios, e o terceiro time teve partes do corpo imobilizadas. A tarefa era que todos participassem de um lanche na área externa e, para tal, foi preciso estabelecer estratégias de superação e ajuda mútua.

A experiência sensorial possibilitou que os professores compreendessem melhor as necessidades e desafios das pessoas com deficiência, especialmente alunos. Ao final, Lucas de Sousa, estudante do curso de Direito com deficiência visual, e Marcos Vinícius, discente de Pedagogia surdo, foram convidados para compartilhar suas vivências acadêmicas, destacando as possíveis barreiras para a inclusão plena. No total, 32 docentes participaram da atividade.