Núcleo de RH promove Palestra sobre a Sexualidade da Mulher Moderna

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Núcleo de RH de Araguari realizou na noite da última segunda-feira, 25, na Capela do IMEPAC – Instituto Master Presidente Antônio Carlos – a palestra “Sexualidade da mulher moderna“, com a Dra. Thaís França Araújo, ginecologista, obstetra e terapeuta sexual.

De acordo com a Coordenadora do Núcleo, Aline Maria Aguiar, a escolha do tema vem como uma contribuição de informação de cunho social para a comunidade araguarina, sendo essa uma das funções do Núcleo.

“Dados os ‘N’ papéis que a mulher de hoje exerce, falar em sexualidade ainda é um tabu. Existem muitos preconceitos, pressões sociais a respeito do tema. Creio que sairemos daqui com leveza e informações para quebra de paradigmas e crenças limitantes em relação à sexualidade feminina”, afirmou.

A palestrante explicou que, em virtude do aumento da expectativa de vida nos tempos de hoje, a própria OMS (Organização Mundial de Saúde) modificou a definição de saúde, acrescentando sexualidade como um dos quatro pilares para a avaliação de Qualidade de Vida Saudável, ao lado de família, lazer e trabalho.

“Sexualidade é uma energia que nos motiva para encontrar amor, contato, ternura e intimidade; ela integra-se no modo como sentimos, movemos, tocamos e somos tocados (…). A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental”, completou Drª Thaís.

Ressaltando a importância de conhecer mais sobre a sexualidade feminina, Dra. Thaís França Araújo abordou conceitos da sexualidade da mulher desde os seus primórdios, como se desenvolveu ao longo de muitos anos de repressão, sobre a pílula anticoncepcional, e os diversos papeis que a mulher de hoje ocupa.

“Por causa de tanta repressão quanto à sexualidade feminina, hoje vemos seu reflexo na sexualidade das mulheres em geral”, informou a ginecologista e terapeuta sexual, que também esclareceu o trabalho desenvolvido na terapia sexual: “O trabalho de terapia sexual vem tratar as disfunções, as incapacidades na esfera sexual de homens e mulheres. Por se sentirem desconfortáveis com as questões sexuais, as pessoas procuram tratamento para melhorar e ter uma sexualidade mais adequada,” concluiu.

Para a estudante de pedagogia Josiele Moreira Cândido, a palestra foi excelente.

“A Dra. Thaís tratou o tema com muito respeito e atenção, apontando mitos e verdades sobre a sexualidade, julgamentos e preconceitos que ainda existem. A organização, recepção e cumprimento com horário foi outro fator comentado entre vários colegas de faculdade. Obrigada, Núcleo de RH, pela parceria com o IMEPAC e pela competência e profissionalismo. Que tenhamos mais palestras como essa! E obrigada pela agilidade na emissão dos certificados”, finalizou.

Todo o leite recebido como inscrição social, mais de 150 litros, foi entregue às representantes do Semente Esperança, Aparecida Peixoto e Lina Borges Silva, que também participaram da palestra. O Núcleo de Relações Humanas existe há quatro anos e é formado por mais de 30 empresas do município de Araguari. Sua missão é promover a integração das empresas por meio do associativismo, compartilhar experiências e competências com o propósito de potencializar ações de desenvolvimento humano, organizacional e de transformação social.