Núcleo de Acessibilidade e Atendimento Psicopedagógico do IMEPAC (NAAP), promove o 3º Setembro Azul - IMEPAC

Núcleo de Acessibilidade e Atendimento Psicopedagógico do IMEPAC (NAAP), promove o 3º Setembro Azul

O mês de setembro é marcado por diversos eventos na Comunidade Surda. Eles são voltados para a compreensão sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas alcançadas ao longo dos anos. É comum neste mês encontrar exibições culturais acessíveis sobre a surdez, congressos sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e homenagens. Por que Setembro?

A escolha do mês de setembro não foi feita por acaso. O mês tem datas importantes para a comunidade surda, sejam elas lembranças das perdas do passado ou celebrações das conquistas:

  • 6/09 e 11/09: Lembram o Congresso de Milão de 1880, no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos. Esse marco fez com que os surdos tivessem que se adaptar às línguas orais até que as línguas de sinais fossem novamente aceitas.
  • 23/09: Dia Internacional das Línguas de Sinais. No Brasil, a data estimula a discussão da falta de acessibilidade em Libras tanto nos ambientes físicos.
  • 26/09: Dia Nacional do Surdo. O dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a primeira escola para surdos do Brasil!
  • 30/09: Celebra o Dia do Tradutor, no qual são feitas várias homenagens aos Intérpretes de Libras.

Neste ano o Núcleo de Acessibilidade e Atendimento Psicopedagógico do IMEPAC, o NAAP, organizou o 3º Setembro Azul do IMEPAC. O evento aconteceu no dia 21 de setembro e contou com a presença da mestra em linguística e intérprete da Universidade Federal de Uberlândia, Letícia Sousa Leite, que fez a palestra de abertura com o tema, Difusão da Libras. Em seguida foram realizadas duas oficinas: Parâmetros da Libras, com o instrutor de Libras e discente do curso de Pedagogia Marcos Vinícius e Expressões Idiomáticas em Libras, com o Psicólogo e Especialista em Tradução/Interpretação de Libras e responsável pelo NAAP, Juliano Marques.

“O IMEPAC Centro Universitário tem um cuidado muito especial com as questões referentes à acessibilidade e à inclusão, à igualdade e à equidade, o que faz dessa instituição um campo propício para que as pessoas com deficiência possam desenvolver plenamente seus potenciais, pois nós somos os primeiros a acreditar neles,” relata Juliano.

Assim, a Comunidade Acadêmica do IMEPAC saúda toda Comunidade Surda, parabeniza e posiciona-se em prol de suas causas, que também são as nossas, direitos iguais para todos!