NAAP e discentes IMEPAC participam de ação na Sociedade dos Surdos de Araguari - IMEPAC

NAAP e discentes IMEPAC participam de ação na Sociedade dos Surdos de Araguari

Além de alunos do sétimo período de Pedagogia, Marcos Vinícius Guimarães e Eliete do Nascimento ocupam também os cargos de vice-presidente e diretora de esportes, respectivamente, da Sociedade dos Surdos de Araguari-SSA. Por ocasião do 1º Campeonato de Uno da SSA, os dois estudantes convidaram as atléticas dos cursos de Psicologia e de Pedagogia, do curso de Extensão em Libras, e o Núcleo de Acessibilidade e Atendimento Psicopedagógico – NAAP para participação no evento.

Gylvane Sales, do Plantão de Acessibilidade, deu suporte como intérprete de Libras e Juliano Marques, psicólogo responsável pelo NAAP e voluntário na SSA, fez uma breve roda de conversa com os alunos, falando sobre as possíveis formas de atuação do Psicólogo e do Pedagogo junto aos Surdos. Para tal, Juliano trouxe como base teórica Vygotsky, que é conhecido, também, por ser um dos primeiros psicólogos a estudar  a relação entre pensamento e linguagem e como essa interação afeta diretamente o desenvolvimento dos processos psicológicos e, ainda, um dos primeiros a estudar as deficiências e sua relação com o desenvolvimento. “Foi uma grande honra mediar essa experiência dos discentes com a comunidade surda”, disse Juliano.

Quanto ao Campeonato de Uno, o 1º lugar ficou com a Sociedade dos Surdos de Araguari, seguida pelos estudantes do curso de Extensão em Libras e a Atlética de Psicologia.