Membros do Comitê de Ética em Pesquisa do IMEPAC participam de evento nacional - IMEPAC

Membros do Comitê de Ética em Pesquisa do IMEPAC participam de evento nacional

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Centro Universitário participou de treinamento realizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) nos dias 20 e 21 de março, em Goiânia. Na ocasião, os Professores Dr. Herbert Cristian de Souza e Dra. Lucivânia Marques Pacheco tiveram a oportunidade de trocar experiências com outros CEPs e se atualizarem sobre discussões atuais defendidas pelo Sistema CEP-CONEP.

Diversos temas foram discutidos no evento, como a tramitação de protocolos e construção do parecer e tramitação dos processos dos CEPs, critérios de avaliação ética, entre outros. O treinamento trouxe à tona temas relevantes para o firmamento da ética em pesquisa no país, da proteção dos participantes de pesquisa, do uso da Plataforma Brasil e do Sistema CEP/CONEP. Também foi amplamente discutida a Resolução 466/2012 que trata de pesquisas científicas envolvendo seres humanos, e a Resolução 510/2016, que trata de normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.

O CEP existe para defender os sujeitos de pesquisa em sua integridade e dignidade, a fim de contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos, sendo que pesquisas no âmbito do IMEPAC Centro Universitário são analisadas por este colegiado, que é interdisciplinar, independente, e vinculado ao CONEP. Seus membros se reúnem mensalmente para avaliar os protocolos de pesquisa.

O CONEP é uma comissão do Conselho Nacional de Saúde (CNS), criada por meio da Resolução 196/96 e com constituição designada pela Resolução 246/9. Sua função é de implementar as normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, aprovadas pelo Conselho.