Cartografia - mais uma ação de integração do curso de Medicina - IMEPAC

Cartografia – mais uma ação de integração do curso de Medicina

Os acadêmicos do 2º período do curso de graduação em Medicina participaram da Oficina de Trabalho intitulada Cartografia, sob a supervisão dos professores Mara Rúbia F. Teixeira e Rodrigo A. Garcia. A atividade pedagógica foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde com o intuito de mapear e obter um panorama dos territórios das Unidades Básicas de Saúde Gutierrez e  São Sebastião, propiciando aos atores envolvidos (acadêmicos e colaboradores da equipe multiprofissional de saúde) realizarem uma análise situacional sobre os aspectos sociais, epidemiológicos, econômicos, culturais e sanitários que exercem direta influência no processo saúde-doença dessas comunidades no âmbito do contexto histórico e político.

Para condução da ação educacional foi realizado o diagnóstico local para conhecimento das particularidades inerentes aos cenários supracitados, especialmente no que tange aos problemas de saúde mais comuns e frequentes da população residente e que utilizam os serviços nela disponíveis.

Segundo o docente Rodrigo A. Garcia, coordenador do Eixo de Saúde da Família e Comunidade, é notório a expressiva aquisição de conhecimento e a capacidade de transformação para melhoria do serviço de saúde a partir da interação e construção compartilhada da Cartografia na integração Centro Universitário IMEPAC e Prefeitura Municipal de Araguari (Secretaria de Saúde).