Medicina IMEPAC promove curso de atualização em punção venosa - IMEPAC

Medicina IMEPAC promove curso de atualização em punção venosa

Neste mês de maio, os alunos que compõem a Liga Acadêmica de Fisiologia Médica (LAFIM) do Curso de Graduação em Medicina do IMEPAC Centro Universitário, sob a supervisão do docente Rodrigo Alves Garcia, realizaram imersão no processo ensino-aprendizagem com a temática “Aprendizagem vinculada à punção venosa periférica e a prevalência de flebites no Brasil”.

Durante a atividade foram desenvolvidas técnicas de punção venosa periférica, inclusive levantamento de medidas preventivas estabelecidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) para evitar a flebite.

“A utilização de medidas preventivas é uma das estratégias recomendadas para a Segurança do Paciente, indispensável para evitar a ocorrência de agravos e complicações clínicas aos pacientes, minimizando o tempo de hospitalização, bem como, a redução de gastos”, destacou o professor Rodrigo Alves Garcia, responsável pelo Eixo 2A “Atenção à Saúde Individual e Coletiva”.

Segundo a acadêmica Vívian Laís de Lima após muito ensino sobre punção venosa, envolvendo técnicas e complicações, os alunos presentes tiveram a oportunidade de realizar o procedimento um no outro, sendo uma experiência muito significativa e preparatória. “Gostaria de agradecer a oportunidade de aprender e aprimorar meus conhecimentos, além da experiência que pude adquirir. Assim, para todos os alunos ali presentes, houve grande desenvolvimento enquanto futuros profissionais da saúde”, considerou a estudante.