MEDICINA IMEPAC PROMOVE AÇÃO SOCIAL - IMEPAC

MEDICINA IMEPAC PROMOVE AÇÃO SOCIAL

O IMEPAC está sempre envolvido em ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Os acadêmicos do terceiro período do curso de graduação em Medicina sob a supervisão das professoras Anna Luiza Ferreira Lemos e Líbera Helena Ribeiro Fagundes de Souza, promoveram Ação de Educação em Saúde sobre hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e obesidade na Unidade de Saúde Novo Horizonte, Bosque John Kennedy e Comunidade São Vicente de Paulo.

Entre os dias 27/03 a 04/04/2023, por meio de estações de atendimento, houve oportunidade de realizar dinâmicas e rodas de conversa, orientações sobre alimentação saudável, atividade física, além da aferição de sinais vitais e dados antropométricos para cálculo de IMC e classificação da obesidade, teste de glicemia capilar, avaliação clínica do pé diabético, insulinoterapia e autocuidado dos pés.

Na Comunidade São Vicente de Paulo, houve orientações sobre o tratamento não medicamentoso, e, entendendo que “quem canta seus males espanta”, houve música ao vivo, forró, comida boa e muita diversão.

Segundo o docente Rodrigo Garcia, coordenador do Eixo de Saúde da Família e Comunidade, os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de prestação de serviços educativos de elevado interesse à saúde pública, o que foi realizado com eficiência e muito calor humano, estreitando a integração ensino-serviço promovida pela parceria entre o Centro Universitário IMEPAC e a Prefeitura Municipal de Araguari (Secretaria de Saúde).