Medicina IMEPAC promove ação em Educação em Saúde para adolescentes - IMEPAC

Medicina IMEPAC promove ação em Educação em Saúde para adolescentes

Acadêmicos do terceiro período do curso de Medicina do IMEPAC Centro Universitário promoveram ações de Educação em Saúde na Escola Estadual Paes de Almeida sob a supervisão da professora Líbera Helena Ribeiro Fagundes de Souza, docente no Eixo 2A Atenção à Saúde Individual e Coletiva, com a abordagem da “Sexualidade na Adolescência”.

Segundo relato da diretora da escola, Almerinda Vieira Ferreira, a  interação educação e saúde é de extrema importância para o processo de aprendizagem. “A Secretaria de Educação do município de Araguari faz esta parceria com o IMEPAC no tocante a temas de relevância em saúde e sempre está de portas abertas, um exemplo recente foi a ação de sensibilização de vacinação contra a Influenza (Gripe). E agora com os acadêmicos de Medicina do IMEPAC fazendo parte da unidade de saúde do Bosque, houve possibilidade de trazê-los para dentro da escola, para mostrar para os nossos alunos o quanto é necessário a educação em saúde. Precisamos de profissionais da saúde que estejam em parceria com a escola para que possamos salvar vidas, pois é o que eu sempre falo para os alunos, a educação salva vidas”, destacou a diretora.

Os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de prestação de serviços educativos em saúde pública, propiciando o envolvimento e a participação ativa dos adolescentes, configurando uma ação do Programa de Saúde na Escola, política pública de saúde proposta pelo Ministério da Saúde. Este é o compromisso do IMEPAC, estar sempre junto à comunidade levando educação e promovendo saúde, conforme relatos da professora Líbera Helena Ribeiro Fagundes de Souza.