Medicina do Centro Universitário IMEPAC “Promovendo Saúde” - IMEPAC

Medicina do Centro Universitário IMEPAC “Promovendo Saúde”

O Centro Universitário IMEPAC está sempre envolvido com a Promoção à saúde e Prevenção de doenças, integrando as atividades de educação e saúde. Os acadêmicos do 4° período do curso de Medicina, sob a supervisão da professora Melissa Mariane Reis, promoveram Ações Educativas em Saúde no período de 02/10/23 a 04/10/23 no perímetro da Unidade Saúde Portal de Fátima.

Foram realizados atendimentos individuais à comunidade, com um total de 247 pessoas assistidas. Dentre os procedimentos executados, podemos destacar: teste de glicemia capilar periférica, aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), distribuição de materiais informativos, orientações de hábitos nutricionais saudáveis, além de ações de incentivo às atividades que reduzem fatores de risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

Em relação à essa ação  social realizada, a acadêmica do 4º período, Giovana Gabrielly da Silva Fernandes, ressalta a importância e a necessidade de atividades como essa: “Tenho certeza de que essas atividades são tão importantes para os pacientes quanto para nós, pois podemos amadurecer o nosso senso crítico sobre o que a atenção primária à saúde pode realmente gerar na vida das pessoas. Digo, garantir prevenção, cuidado e assistência integral de qualidade”.

Segundo o docente Rodrigo Garcia, coordenador do Eixo de Saúde da Família e Comunidade, os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de prestação de serviços educativos de elevado interesse à saúde pública, o que foi realizado com eficiência e muito calor humano, estreitando a integração ensino-serviço promovida pela parceria entre o Centro Universitário IMEPAC e a Prefeitura Municipal de Araguari (Secretaria de Saúde).