Lei da Ação e Reação: Breve Reflexão

A Ação é definida, segundo Michaellis (Dicionário de Português Online), como resultado de uma força física ou moral; ato, feito, obra; faculdade ou possibilidade de executar alguma coisa, modo de proceder, atividade, energia, movimento; o que alguns verbos exprimem na oração. Por outro lado, a reação, segundo a mesma fonte pesquisada, se define pelo ato ou efeito de reagir; ação que resiste ou se opõe à outra; resistência. Nesse sentido, conclui-se que para toda ação existe uma reação e, por este prisma, somos responsáveis pelos acontecimentos em nossas vidas, visto que muitos deles, são frutos de nossas ações.

Somos seres dinâmicos, com a possibilidade de mudar nossas ações, para que as reações venham ao encontro de nossos interesses. Podemos mudar para melhor, crescer, evoluir, prosperar e, ainda mais, auxiliar o outro nessa busca por ser cada dia melhor. Portanto, pense: as ações são frutos das escolhas que fazemos e desse modo, precisamos aprender a lidar com as consequências do que colocamos em nosso caminho. O segredo não é somente o que você faz, mas como você faz. Sua vida é o resultado do que você pensa, fala e faz. Tudo pode ser melhor se você fizer de um problema, um desafio a ser vencido. Então, que tal reavaliar sua postura, suas ações, reações e escolhas, para melhorar ainda mais sua formação humana e profissional? A Psicologia pode ser uma fonte importante para busca e entendimento dessa lei da ação e reação. Pense nisso!

Por: Prof. Ms. Ana Lúcia Costa e Silva