Lançamento do livro "Exercício Resistido e Coração: evidências científicas aplicadas à prática" - IMEPAC

Lançamento do livro “Exercício Resistido e Coração: evidências científicas aplicadas à prática”

Ontem, dia 12/03, aconteceu na Capela do IMEPAC, o lançamento do livro Exercício Resistido e Coração: evidências científicas aplicadas à prática, escrito pelos professores, Dr. Alexandre Gonçalves, Dr. Hugo Ribeiro Zanetti e Dr. Leandro T. Paranhos Lopes.

De acordo com informações repassadas pelos professores, a história do livro inicia-se em 2005, quando o professor Dr. Alexandre Gonçalves, reuniu alunos e professores de graduação e pós-graduação, buscando entender o que ocorre no coração com a prática de exercício resistido.

O exercício resistido é uma atividade física realizada com a utilização de pesos, como, por exemplo, a musculação. O hipertenso e o cardiopata, apresentavam algumas restrições em relação a prática deste tipo de treinamento físico, pois, na literatura não se tinha muito claro qual é o método adequado para se utilizar com este grupo.

“Qual é a série e carga ideal a ser aplicada? Qual é o tempo de recuperação e qual é a intensidade do esforço ideal, para ter uma preservação da saúde do coração? Destas reflexões, surgiu a ideia da produção do livro,” esclareceu o professor Dr. Alexandre Gonçalves.

Os autores ainda explicaram que a obra é um compêndio de estudos científicos, publicados sobre o tema e elaborados por eles.  “Uma sequência, onde o aluno/leitor vai chegar ao final do livro tendo um modelo de prescrição de exercícios resistidos para o coração, preservando a saúde do mesmo. O aluno/leitor vai poder aplicar o aprendizado adquirido, desde ao atleta de alto rendimento até, principalmente, àquelas pessoas que mais precisam de cuidados,” pontuou o professor.

O livro já está à venda há cerca de um mês, e os autores já possuem uma vasta agenda para apresentação do livro em várias cidades do país. “Estamos percorrendo todo país apresentando o livro e levando o nome do Centro Universitário IMEPAC, essa Instituição que tanto nos apoia em nosso trabalho,” finalizou.