Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida. - IMEPAC

Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida.

No dia 28 de janeiro de 2020, o Centro Universitário IMEPAC através do Núcleo de Acessibilidade e Atendimento Psicopedagógico – NAAP, do Núcleo de Gestão de Pessoas – NGP e da Coordenação do Curso de Psicologia e em parceria com a Rede Municipal de Saúde Mental promovam o evento Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida.

A atividade teve como objetivo propor discussões acerca da saúde mental, tema ainda pouco discutido pela sociedade e divulgar a reestruturação do fluxo dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS.

Além disso, as palestras trouxeram temas como: qualidade de vida intra e interpessoal, crescimento pessoal, desenvolvimento e auto realização, integração, autonomia e autodeterminação, percepção apurada da realidade, domínio ambiental e competência social, ou seja, um conceito ampliado de Saúde Mental como um estado de equilíbrio emocional, combatendo a ideia equivocada de que a mesma está relacionada a ausência de transtorno mental.

Em um primeiro momento, aconteceu uma palestra do Gabriel Facincani, psicólogo do CAPS, sobre o que essa Saúde Mental, e como ela afeta nossa vida, ele explicou o porquê de Janeiro Branco, falou sobre o autor e como ele definiu toda essa temática de saúde mental.

Posteriormente, a coordenadora do CAPS, Karine Ferreira, explicou sobre como a rede do CAPS está se reformulando, como ela pode atender a população de Araguari e, ainda, como podemos utilizá-la e a quem ela atende.

Segundo Romulo Augusto, um dos organizadores, este evento é bastante importante para todos da comunidade acadêmica, pois todos passamos por momentos difíceis durante o começo do ano, estamos cheios de expectativas e queremos ter um ano melhor do que o passado, mas sempre ficamos com a incerteza de se realmente será mesmo bom o nosso ano, não sabemos ao certo o que esperar desse novo ano que vem por ai, por isso o nome do evento se chama Janeiro Branco, para que todos possamos ter nossa saúde mental em dia para que comecemos o ano, mentalmente bem e são de todas as nossas necessidades e carências.

Juliano Marques, psicólogo educacional do Centro Universitário IMEPAC, lembra que de acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade, para isso é preciso discutir o tema, desenvolver uma boa relação intra e interpessoal e desenvolver um senso de perspectiva, ou seja, de esperança, mas não no sentido apenas de esperar, mas de saber que a possibilidade de que as coisas vão melhorar seja real.