Inovação nas palmas das mãos! Em sua 2° edição, o SeJoga 2023 foi um verdadeiro sucesso e reuniu diversos participantes. - IMEPAC

Inovação nas palmas das mãos! Em sua 2° edição, o SeJoga 2023 foi um verdadeiro sucesso e reuniu diversos participantes.

O evento aconteceu entre os dias 02/06 e 04/06, no campus do IMEPAC, e reuniu aproximadamente 100 participantes, incluindo alunos, professores, colaboradores, egressos e a comunidade externa.

A inovação consiste em criar novas realidades, o que implica em dar vida a algo que não existia anteriormente, bem como dar nova forma ou utilidade a algo já existente. É importante estimular, promover e coordenar a inovação, tornando-a um campo pluridisciplinar que envolve conhecimentos e práticas de várias áreas, como administração, direito, economia, engenharia, medicina, psicologia, entre outras.

O SeJoga IMEPAC é um evento de imersão que visa explorar o lado empreendedor dos participantes, incentivando-os a criar soluções direcionadas para desafios específicos apresentados durante o evento.

O SeJoga reúne equipes multidisciplinares – alunos, professores, egressos comunidade externa para o desafio de criar modelos de negócios, validá-los, desenvolver protótipos e apresentar um pitch para uma banca de jurados ao final do evento.

 

São objetivos do SeJoga IMEPAC:

I Fomentar a cultura de inovação no IMEPAC; II Incentivar o trabalho em equipe e o desenvolvimento de competências socioemocionais; III Estimular o protagonismo do aluno, o desenvolvimento de competências como criatividade, solução de problemas, autonomia e o empreendedorismo; IV Favorecer a troca de experiências por meio do trabalho conjunto entre discentes, docentes, colaboradores, egressos, mentores e comunidade externa; V Promover a articulação e aproximação do conhecimento científico com o mundo do trabalho; VI Valorizar as ideias dos discentes, docentes, colaboradores, egressos e comunidade externa; Ampliar a visão de mundo por meio da construção de conhecimentos inter, trans e multidisciplinares com foco na solução de problemas de forma sustentável; e VIII Desenvolver competências que vão estimular o aluno a empreender, inovar, criar, socializar.

“Todos vão ser empreendedores em alguma fase da vida e vocês têm grandes potenciais a serem desenvolvidos no futuro”, afirmou o Consultor de Marketing e Estratégia do Sebrae Minas, Ariel Machado.

Divânia Freitas, Pró-Reitora do IMEPAC, ficou extremamente satisfeita ao ver todos empenhados. Ela destacou que o objetivo do IMEPAC é valorizar os alunos, pois o conhecimento não está presente somente em sala de aula, mas sim em todos os lugares. Aqueles que têm a informação como aliada, possuem o poder de brilhar profissionalmente, afinal, os alunos são os protagonistas e frutos do trabalho do IMEPAC.

 

 

Durante os três dias de evento, foram apresentados problemas reais enfrentados pela sociedade em geral.  Ao longo da jornada, os participantes se dedicaram a construir soluções com base na realidade em que vivem. No final, cada equipe apresentou sua proposta de solução para um painel de jurados. A banca avaliou as melhores ideias do time com base nos critérios adotados no início do evento e validados pelos participantes. No total, foram formados 10 grupos com participantes provenientes dos mais variados cursos da instituição, além da comunidade externa.

 

A empresa Mhark Consultoria e Treinamentos foi contratada pelo Sebrae e foi responsável pela facilitação e imersão que agrupou a metodologia de solução chamada Fator “S” ao SeJoga 2023. Geovane, consultor da Mhark, descreveu a maratona dos três dias: primeiro realizou-se o levantamento das necessidades locais, no caso Araguari-MG e região e, a partir desse levantamento, os grupos “colocaram a mão na massa” em busca de soluções por meio da modulação de negócios. O SeJoga 2023 foi a junção da teoria com a prática, afirmou o consultor.

Ao fazer o uso da palavra, o gestor de startup do Sebrae Minas, Fabrício Alves, agradeceu a parceria com o IMEPAC e enfatizou que a inovação é um fator que gera oportunidades para o próprio empreendedor. Ele ressaltou que a metodologia do Sebrae auxilia na potencialização do empreendedorismo por meio de ferramentas específicas, promovendo um resultado transformador.

A banca de jurados foi composta por 5 pessoas de extrema relevância no assunto as quais podem ser, inclusive, fomentadoras das propostas apresentadas: Karla Carvalho, Secretária Municipal de Desenvolvimento e Turismo de Araguari- MG; Eliane Cristina, Diretora da Coocacer Araguari; Andreia Aparecida de Ávila Alves, Diretora Executiva da Sicoob Aracoop; Paula Scharf, Coordenadora Financeira do IMEPAC e o jurado Galba Theodoro, Diretor Técnico da Feedback. Os mentores e professores que auxiliaram os participantes foram de grande valia no aprendizado e desenvolvimento do raciocínio criativo e empreendedor.

Os critérios de avaliação das propostas apresentadas envolveram 5 pilares: inovação, escalabilidade/replicabilidade, viabilidade, apresentação e aderência.

O mesmo tempo de apresentação foi dado para todas as equipes, as startups apresentados foram: Desabafe, Psyhealth, Recrute Aqui, My Fuell, Uai Safra, Euphoria Plus, Pronto, Dreamscape, Thouch Med e Veg&Tals. As temáticas que envolveram as soluções apresentações foram autismo, saúde mental, administração de empresas/RH, mercado potencial no transporte, agronegócio voltado para cafeicultura, eventos/contratação de serviços e turismo, resolução de problemas com obras e afins, terapeutas do sono, organização de agenda de profissionais da saúde, produção e escoamento de produtos orgânicos.

Foi uma escolha bastante difícil e acirrada. Os grandes vencedores do SeJoga 2023 foram:

Em 1° lugar, Recrute Aqui, 

2° lugar, Uai Safra 

e em 3° lugar, Veg & Tals.

 

“Uma ideia de recrutamento de pessoas qualificadas para a cultura das suas empresas. Entramos com um pensamento de que não seria fácil, mas valeria a pena. Lute pelo o que você quer, entramos com um pensamento e conseguimos concluir com essa ideia.” Natacha Zaramela, aluna do 1° período de Ciências Contábeis e integrante do grupo Recrute Aqui, vencedor do SeJoga.

Os holofotes e o prêmio do 2° lugar ficaram para o grupo Uai Safra, um software de gestão agrícola para cafeicultores.  Matheus Felipe Santos, aluno do 1° período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e membro da equipe, afirma que o programa tem a capacidade de gerir a parte financeira, bem como a de maquinários e a contratação de serviços, um aplicativo que facilita o contato e o treinamento dos cafeicultores, visando o aumento da produtividade e a lucratividade da safra.

Priscila Camila é advogada há 16 anos e o grupo do qual participou ficou em 3° lugar. O aplicativo desenvolvido pelo grupo foi o Veg & Tals, que diz respeito a produtos orgânicos. Por meio desse aplicativo, é possível que o produtor realize o cultivo da horta e o escoamento da produção, um processo unificado que fica mais rápido, fácil e barato.

 

A equipe do IMEPAC agradece imensamente a todos os envolvidos nesse grande evento, em especial aos parceiros Sebrae e ReriValley, e aos membros da banca que representaram o Sicoob Aracoop, Coocacer, Feedback e Prefeitura Municipal de Araguari.

 

E, é claro, parabéns a todos que embarcaram nesse evento! Saibam que todos já são vencedores e que as ideias apresentadas são únicas, verdadeiras e cheias de inovação.