Inauguração do Hospital Universitário Sagrada Família (HUSF) representa um marco histórico na saúde de Araguari e região. - IMEPAC

No dia 09 de outubro de 2023, um evento grandioso e esperado por toda a comunidade de Araguari e região marcou um novo capítulo na história da saúde. O Hospital Universitário Sagrada Família (HUSF), um dos maiores e mais modernos hospitais universitários do país, teve sua cerimônia de inauguração oficial, reunindo importantes autoridades e representantes do setor de saúde.

A cerimônia contou com a presença de nomes de destaque, como  Nísia Trindade Lima, Ministra de Estado da Saúde; Fábio Baccheretti, Secretário de Estado de Saúde; Helvécio Miranda Magalhães, Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde; Gustavo Valadares, Secretário de Estado de Governo; Tadeu Martins Leite, Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); Zé Vitor, Deputado Federal e Presidente da Comissão de Saúde; Deputado Estadual Doorgal Andrada, Doutor Doorgal Gustavo Borges de Andrada, um dos Fundadores do IMEPAC, que hoje ocupa o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; Renato Carvalho, Prefeito Municipal de Araguari e o Presidente do HUSF e Reitor do Centro Universitário IMEPAC, José Júlio Antunes Lafayette. O evento contou também com a presença de diversos prefeitos de municípios do Triângulo Norte e Alto Paranaíba, no qual foram recebidos pelo anfitrião Renato Carvalho, Prefeito Municipal de Araguari.

“Hoje é um dia histórico para Araguari e região, eu me sinto muito feliz e emocionado com a realização desse sonho.  Ao longo dos anos, reunimos importantes pessoas que contribuíram de forma efetiva para que o HUSF fosse inaugurado, e agora estamos vivendo esse momento juntos. A partir de agora, inicia-se um novo capítulo, e será marcado por esperança, dedicação e atendimento humanizado e em prol dos que mais precisam. Eu quero que todos tenham um sentimento de pertencimento ao HUSF e se sintam acolhidos, pois é através dele  que a saúde e a educação serão transformadas, destacou o Presidente do HUSF e Reitor do Centro Universitário IMEPAC, José Júlio Antunes Lafayette.”

José Júlio Lafayette é um visionário que compreende profundamente a importância da qualidade dos serviços de saúde e da formação de profissionais capacitados. Sua liderança foi fundamental para garantir que o HUSF se tornasse um símbolo de excelência na área da saúde e da educação na região.

A inauguração do Hospital Universitário Sagrada Família é um legado duradouro de seu compromisso com a comunidade e com a promoção de uma saúde de qualidade. Sua importância na concretização do HUSF é inegável, e sua liderança continuará a ser um fator vital para o sucesso contínuo deste hospital e seu impacto positivo na região.

Coragem e compromisso são termos que podemos fazer referência em relação à construção e inauguração do HUSF, sendo este um orgulho para o nosso Sistema Único de Saúde, me sinto honrada por estar presente nesse momento tão sublime. Toda a tecnologia presente, bem como a parceria com o CMS de Harvard, são essenciais para a qualidade e  segurança dos pacientes. Esse complexo de saúde será uma grande ferramenta que irá  oferecer uma formação de qualidade para todos os profissionais de saúde, reiterou Nísia Trindade Lima, Ministra de Estado da Saúde.

Na oportunidade, a Ministra conheceu as instalações do HUSF e assinou uma Portaria Ministerial, liberando R$48.1 milhões em recursos federais para o Sagrada Família realizar procedimentos de média e alta complexidade pelo SUS. Além disso, Nísia Trindade assinou a habilitação dos serviços de Alta Complexidade em UTI Adulto, Pediátrica e UTI Neonatal e Canguru e também dos serviços de Telemedicina do HUSF, sendo essas conquistas de grande valia para o cenário da saúde e educação.

Ademais, é importante frisar que a construção do HUSF foi realizada sem verbas das esferas governamentais, mas, sim, com recursos próprios, fornecidos pela mantenedora Associação Beneficente Sagrada Família. Porém, grande parte dos atendimentos serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contando com a contribuição do Governo Federal, Estadual e Municipal.

O Deputado Estadual Doorgal Andrada destacou a disciplina e trabalho para que o HUSF fosse edificado, ele acredita que o futuro será promissor, sendo o Sagrada Família um caloroso e acolhedor instrumento de saúde para a população, pois, no atendimento prestado,  não haverá  distinção em relação aos pacientes do SUS e os do particular.

Um sonho sendo realizado transmite muita satisfação, sendo este o sentimento que estamos vivenciando hoje. Os serviços que o HUSH vai oferecer proporcionarão bem-estar, qualidade, segurança e humanização aos pacientes, afirma Tadeu Martins Leite, Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O HUSF é um marco histórico para Araguari e região. Cerca de 2 milhões de pessoas, provenientes dos municípios de Araguari, Triângulo Norte e Noroeste e Alto Paranaíba, serão beneficiadas  com os atendimentos do hospital. Nas palavras do Presidente do HUSF: aqui, empenhamos nossos esforços para proporcionar uma saúde humanizada e de qualidade, sempre com empatia, ética, humanização e com a mais alta tecnologia”.

O Hospital Universitário Sagrada Família agora está oficialmente aberto para cumprir sua nobre missão de cuidar da saúde e formar futuros profissionais da área.