IMEPAC sedia treinamento para associados da Ascamara - IMEPAC

IMEPAC sedia treinamento para associados da Ascamara

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguari – ASCAMARA – desde 2013 conta com uma parceria importante com o IMEPAC. Durante o primeiro semestre de 2019, o instituto disponibilizou uma equipe multidisciplinar para fazer um diagnóstico com vistas a buscar melhorias no funcionamento da ASCAMARA, considerando os aspectos ambientais, administrativos, jurídicos, operacionais, organização contábil, dinâmica de produção, relações interpessoais, segurança do trabalho, recursos humanos e gestão de pessoas.

Com uma ação envolvendo diversos cursos, o IMEPAC desenvolveu um trabalho minucioso, que revelou problemas de gestão em diversos setores da ASCAMARA. Esta ação, portanto, resultou em um diagnóstico feito pela equipe por meio de visitas in loco, análise de documentos apresentados e entrevistas com os associados.

Diante das necessidades apontadas no relatório, nossa instituição em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal está promovendo um treinamento para os associados da Ascamara, com o objetivo de auxiliá-los na atualização do estatuto da associação.

Atualmente a Ascamara está passando por dificuldades na organização de sua gestão, e esse curso visa esclarecer aos catadores de lixo os conceitos básicos de uma associação, para que eles possam se fortalecer com um objetivo comum e melhorar suas condições de trabalho e lucratividade.

Segundo os orientadores do projeto integrador envolvendo a Ascamara, professora Anny Marie e professor Paulo Roberto,

“o IMEPAC foi fundamental, iniciando o trabalho com um diagnóstico e facilitando o diálogo entre os associados da Ascamara com o Ministério Público. Nosso compromisso agora é revisar o estatuto que é a base do funcionamento da associação. Nossos alunos do curso de Direito estarão trabalhando nesta revisão durante este e os próximos semestres.”

Nossa diretora geral, Divânia Freitas, acredita que essa é a segunda etapa de um trabalho que precisa continuar. Segundo ela,

“foi feito o diagnóstico, agora está sendo feita a revisão do estatuto e com certeza estaremos disponíveis para auxiliá-los nas próximas etapas, para que a Ascamara possa funcionar perfeitamente bem, dando condições de trabalho e dignidade às pessoas que precisam dela como fonte de renda”.