IMEPAC sedia I Simpósio de Humanização Multidisciplinar sobre cuidados paliativos - IMEPAC

IMEPAC sedia I Simpósio de Humanização Multidisciplinar sobre cuidados paliativos

 

Os alunos do curso de Medicina, que fazem parte da LAMFAC (Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade), promovem nesta terça-feira 7, o I Simpósio de Humanização Multidisciplinar com foco no tema “Cuidados Paliativos: dignidade e respeito”. De acordo com as alunas Mariane Resende e Marianna de Oliveira, o evento, que conta com a presença de especialistas no assunto, tem como principal intuito possibilitar aos estudantes do IMEPAC conhecimentos específicos a fim de contribuir na formação acadêmica de alunos de Medicina e outros cursos da área da saúde como Enfermagem, Nutrição e Psicologia.

“É um tema pouco discutido no meio acadêmico e os estudantes têm muitas dúvidas sobre lidar com pacientes em estado terminal, pacientes que precisam de uma assistência aprofundada, de um cuidado mais especializado, da família ter consciência que ele precisa de uma ajuda diferenciada, e dele mesmo aceitar que precisa haver esta mudança”, destacou Thais Neme, aluna de Medicina.

O responsável pela abertura do Simpósio é o Dr. Rogério Agenor de Araújo, professor da Faculdade de Medicina da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), especialista em cancerologista clínica. Segundo explicações, normalmente as escolas médicas privilegiam a vida, mas devem se atentar ao fato de que alguns pacientes não estão aptos a receberem procedimentos que tenham o intuito de resgatar a vida.

“Trata-se de uma reflexão, pois deve se analisar os casos individualmente, mas as vezes é necessário se atentar ao fato de oferecer uma certa qualidade de vida, então é preciso ter técnicas multidisciplinares que consigam oferecer ao paciente cuidados necessários para que ele tenha uma boa morte”, destacou.

O Simpósio conta com a presença de multiprofissionais, dentre eles: Thiago Artur de Morais, graduado em psicologia, residente em Saúde Coletiva e Atenção em Oncologia; Lívia de Paula, Mestre em Imunologia e Parasitologia e enfermeira do Programa de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer, em Uberlândia; Paula Andréa Victal Junqueira de Freitas, médica coordenadora do Programa de Cuidados Paliativos Oncológicos da UFU; Pedro Amaral, farmacêutico no Programa de Cuidados Paliativos do setor de Oncologia do Hospital de Clínicas da UFU e Ana Beatriz Carrijo Rodrigues, graduada em Nutrição com experiência na área de cuidados paliativos.