IMEPAC promove mesa-redonda em comemoração do Dia do Fisioterapeuta - IMEPAC

IMEPAC promove mesa-redonda em comemoração do Dia do Fisioterapeuta

O novo curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário IMEPAC realizou, na quarta-feira, 26 de outubro, uma mesa-redonda para celebrar o Dia do Fisioterapeuta, comemorado no último dia 13, e apresentar algumas das principais áreas de atuação profissional para despertar nos alunos do 1º período curiosidade e interesse sobre o papel e a importância do Fisioterapeuta.

O dia é uma oportunidade de reconhecer o trabalho que os fisioterapeutas fazem pelos pacientes e comunidade. O evento contou com palestras sobre a atuação do profissional na Ortopedia e Traumatologia, ministrado pela professora Ma. Mára Rúbia Franco, assim como na Terapia Intensiva, com a professora Dra. Débora Vieira, na saúde do idoso, proferida pela Dra. Iara Guimarães Rodrigues e na saúde da gestante, com a professora Ma. Eleusa Rodrigues, também coordenadora do curso.

Um levantamento da empresa de busca e oferta de vagas Catho demonstrou que, com a pandemia, a busca por profissionais da saúde no site teve um crescimento de até 725%, em relação a 2019, e o profissional que mais se destacou na oferta por vagas foi o fisioterapeuta. De acordo com a coordenadora Eleusa, a fisioterapia ganhou bastante destaque na pandemia, tanto no atendimento hospitalar de pacientes acometidos pela Covid-19, bem como na reabilitação após a fase de internação. “Vejo um crescimento gigantesco também em várias áreas, como, por exemplo, na fisioterapia desportiva, que vem ganhando bastante visibilidade na reabilitação de atletas, e, com a copa do mundo próxima, também trará bastante repercussão”, lembra a professora.

Daí a importância de já iniciar o curso promovendo eventos e engajando os alunos. “Como estão ainda no 1º Período, eles demandam uma certa curiosidade a respeito das áreas de atuação. Além disso, por ser um bacharelado que iniciamos este semestre, acreditamos que a ansiedade seja maior ainda. Assim, decidimos comemorar esse primeiro dia do Fisioterapeuta juntos, apresentando um pouco sobre a atuação fisioterapêutica em algumas áreas de bastante relevância da Fisioterapia”, finaliza Eleusa.