IMEPAC, orgulho de Araguari, tem reconhecimento internacional. - IMEPAC

IMEPAC, orgulho de Araguari, tem reconhecimento internacional.

O Centro Universitário IMEPAC de Araguari tem se destacado como uma referência internacional no campo da saúde desde 2019. A instituição mantém uma parceria sólida com o Center For Medical Simulation (CMS) de Harvard (sendo a única filiada na América Latina) que oferece programas de desenvolvimento contínuo para os docentes e profissionais da área da saúde, visando melhorar a segurança, a qualidade e a educação na área da saúde.

Um dos marcos mais recentes dessa colaboração foi a inauguração das atividades do Hospital Universitário Sagrada Família (HUSF) em agosto deste ano. O HUSF tornou-se um objeto de estudo notável por demonstrar como a aprendizagem contínua, desde o início das operações do hospital, pode beneficiar todos os funcionários e equipes hospitalares.

Chris Roussin, Diretor Sênior de Liderança Educacional e Programas Internacionais do CMS, destacou a importância da “jornada de aprendizagem” contínua em uma carreira médica durante uma interação com estudantes de medicina e estagiários no HUSF. Ele elogiou a liderança do IMEPAC e do HUSF, destacando o compromisso do Reitor e Presidente do HUSF, José Júlio Lafayette, de construir uma comunidade de aprendizado e desenvolvimento diário.

O HUSF, antes mesmo de sua inauguração, passou por testes de simulação intensivos realizados em parceria com o CMS e líderes da Mater Education, uma afiliada do CMS na Austrália. Além disso, o hospital incorporou práticas de aprendizado em sua estrutura organizacional, criando um cargo de alto nível, o Chief Learning Officer (CLO), ocupado pelo Dr. Henrique Arantes.

O Dr. Arantes lidera projetos de aprendizagem contínua em todo o hospital, focando na capacitação de pessoas para realização de procedimentos com qualidade e segurança. Recentemente, o hospital implantou o sistema Circle Up©, um sistema informal de reuniões diárias e check-ins entre pares, para apoiar o cuidado seguro, a adaptabilidade e o bem-estar da equipe.

Outro projeto que está sendo implementado é o que traz uma nova abordagem para conferências sobre Morbidade e Mortalidade, conhecido como “Ouvir e Aprender” (L&L). Essa abordagem promove a discussão sobre o desempenho com uma lente de segurança: em vez de focar exclusivamente em aspectos negativos durante o tempo de aprendizado, as equipes do hospital adotarão uma abordagem que utiliza uma perspectiva de segurança para analisar tanto casos de rotina altamente bem sucedidos quanto resultados adversos.

Além disso, o Hospital Universitário Sagrada Família sempre prioriza a busca por conhecimento e a preparação das equipes assistenciais para melhor atender à população, visando a segurança e a qualidade. Por isso, implementou o “Programa de Prontidão à Beira Leito”, um treinamento de suma importância para a prontidão dos funcionários para prestar assistência, e que aborda temáticas como a comunicação, a segurança e a dinâmica sobre comportamento em equipe no ambiente hospitalar.

Em se tratando de exclusividade e modernidade, o IMEPAC conta com o Maior Centro de Simulação Realística da América Latina. Filiação exclusiva no Brasil ao Center for Medical Simulation de Boston, que conta com a Universidade de Harvard. Único no país filiado ao harvardmedsim.org

Já o HUSF, com 110 leitos disponíveis e planos de expansão para se tornar um hospital terciário com 337 leitos, promete continuar a desempenhar um papel crucial na saúde da comunidade local e no cenário nacional e internacional. O hospital conta 337 leitos, 19 salas cirúrgicas, 40 leitos de UTI, 3 salas de parto humanizado, correio pneumático, centro de imagem, laboratório de análises clínicas completo e de última geração, espaço amplo e exclusivo com auditório, salas de descanso e salas de aula para os alunos de Medicina discutirem os casos clínicos. Único hospital do Triângulo Mineiro com Heliponto. Oportunidade perfeita para realização e aprimoramento das práticas hospitalares e, em breve, contará com diversos programas de residência médica.

Como se pode ver, o Centro Universitário IMEPAC segue uma trajetória que se alinha às diretrizes internacionais de saúde. Hoje, o IMEPAC e o HUSF se destacam como referências internacionais no campo da saúde, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo, segurança do paciente e bem-estar das equipes.