IMEPAC no 25° CIAED: Abordagens híbridas no Ensino-Aprendizagem na EAD - IMEPAC

IMEPAC no 25° CIAED: Abordagens híbridas no Ensino-Aprendizagem na EAD

Em um cenário de constantes mudanças tecnológicas e de comportamento das pessoas, nós estamos em aprimoramento constante, tendo como representantes no 25° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância – CIAED o tutor on-line Aldorando Alves de Araújo, o professor Fabiano José Lucas dos Santos e o professor e membro do E-labore Danilo Faria de Moura.

O congresso, que aconteceu na cidade de Poços de Caldas-MG entre os dias 20 e 24 de outubro, trouxe a discussão central de como mesclar as modalidades presencial e EAD em um modelo que contemple as vantagens de cada uma delas para a comunidade acadêmica.

Nesse congresso, concentraram-se educadores do Brasil e do mundo interessados na discussão de temas da Educação a Distância e o Ensino Híbrido. O evento promovido pela Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED) contou com o apoio de várias instituições parceiras. Foram palestras, mesas redondas, debates e apresentações de trabalhos e várias atividades da programação oficial.

Foram discutidos os temas da transformação digital, relações de trabalho, nossos hábitos, expectativas e referências, velocidade das mudanças, necessidades de adaptação que exigem que nos preparemos constantemente para atuar (e continuar atuando) no mercado de trabalho, sem saber ao certo que mercado é esse e como ele vai se organizar.

Nesse contexto, discutir as competências e habilidades que são e continuarão sendo imprescindíveis para o desenvolvimento profissional de todos nós se tornou imperativo. Com a ascensão da internet e das redes sociais a sociedade vive um momento de mudanças profundas. Em conformidade com as discussões, podemos entender o contexto da educação superior que é possível observar a consolidação de uma cultura digital, expressada em termos como: educação a distância, educação online, educação dual, blended learning ou educação híbrida, metodologias ativas, entre outras.

Afinal, o que significam esses termos e como eles impactam a profissão docente e a experiência de aprendizagem dos estudantes? Considerando a centralidade da didática na educação contemporânea foram apresentados alguns casos de inovação docente que agregam valor ao ensino-aprendizagem e à produção científica de universidades de classe mundial.

Acredita-se que dependendo do conteúdo da disciplina a ser ministrada, da maturidade acadêmica e da disponibilidade de tempo dos estudantes para estudar, alinhados ao grau de sofisticação tecnológica compartilhada por esses dois elementos, é possível soltar a imaginação e tentar planejar um curso que misture elementos benéficos das duas modalidades.

“Gostaria de agradecer às professoras Divânia e Leandra, aos professores Érico e Roberto pela oportunidade de participar do 25º CIAED. Foram dias de muita aprendizagem e conquistas. Tenho o orgulho fazer parte de uma instituição inovadora, criativa e conectada como o IMEPAC. Meu muito obrigado a todos vocês.” Fabiano Lucas

“Pensar e repensar possibilidades de aprendizagem é primordial para o processo evolutivo da educação e das instituições de ensino. A sociedade constantemente passa por mudanças advindas das tecnologias, impactando nos hábitos e comportamentos das pessoas, assim a comunidade acadêmica também sofre interferências e deve buscar adaptações.” Danilo Moura

“A temática de discussão neste evento internacional, nos convida a um olhar mais peculiar diante da relação ensino e aprendizagem, apresenta novos desafios ao Cenário Educacional Superior no que tange ensino hibrido. As infinitas sinalizações de mudanças comportamentais entre os envolvidos, propostas de adequações pertinentes a serem analisadas e implantadas nas IES na busca da minimização de erros durante o processo de desenvolvimento, e implantação da referida proposta observando o cenário de mercado, o comportamento dos grupos que dão sinais de fomento na promoção de interação ativa e efetiva entre os envolvidos em qualquer ação educacional. Importante registrar que as inquietações continuam. Partindo da premissa de que somos seres que necessitam continuadamente de serem resilientes e acessíveis às mudanças de mundo. Parabéns a ADEB pelo evento e obrigado ao IMEPAC pela oportunidade.” Aldorando Alves