IMEPAC lança plataforma com foco em empregabilidade

IMEPAC lança plataforma de estágios com foco em empregabilidade

Ferramenta oferece conteúdos como redação de currículos, autoconhecimento e plano de carreira com foco em empregabilidade. As empresas já podem cadastrar as vagas disponíveis.

O Centro Universitário IMEPAC firmou uma parceria com a plataforma de gestão de processos de carreiras e estágios Workalove para oferta de vagas de empregos e estágios aos alunos da instituição. A ferramenta permite orientar a carreira do aluno de forma on-line e amplia as chances no mercado de trabalho, identificando todo o potencial de empregabilidade do estudante através do perfil comportamental, personalidade, valores e interesses. Para acessar, os alunos devem clicar no link no Orchestra.

Workalove

A plataforma já está presente em mais de 3000 instituições de ensino e tem mais de 10.000 empresas cadastradas, sendo considerada hoje uma das mais inovadoras Edtechs do Brasil, viabilizando a formação de uma rede que articula instituições de ensino com o mercado, colocando o aluno em evidência frente às oportunidades de trabalho que as empresas apresentam diretamente na plataforma. Disponibiliza também conteúdos para os estudantes elevarem o nível de desenvolvimento, onde são divulgados regularmente eventos, cursos, programas, artigos/livros, e-books, séries/filmes, ou seja, temas voltados para a formação e desenvolvimento de competências.

Para a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Divânia Araújo Freitas, o IMEPAC e seu time pedagógico buscam produzir currículos que viabilizem a construção de competências, não só técnicas, mas também sócios emocionais, as chamadas Soft Skills, que fazem toda a diferença na carreira profissional. “Nós acreditamos que isso tornará nossos alunos muito mais competitivos no mercado de trabalho. Além disso, trabalhamos para que compreendam a importância da aprendizagem ao longo da vida e em todos os espaços, reconhecendo que aprendemos todo o tempo e em todos os lugares, e não somente na sala de aula, daí a importância das atividades de extensão e pesquisa. A Workalove será um grande apoio nesse sentido, pois o estudante poderá verificar oportunidades na sua área profissional e traçar seu itinerário formativo para além a sala de aula, o que, sem dúvida alguma, será um divisor de águas na sua carreira”, acredita a Pró-Reitora.

Empregabilidade

O IMEPAC organiza os currículos dos cursos com foco na empregabilidade e trabalhabilidade dos alunos, reconhecendo a importância de uma maior aproximação entre ensino e o mundo do trabalho. “A Workalove veio para reafirmar esse compromisso e ir além, viabilizando ao aluno uma mentoria, para que possa construir uma carreira ao longo do curso. Nesse sentido, a ferramenta torna-se extremamente importante, na medida que orienta o estudante nesse percurso para alcançar os objetivos de carreira profissional. Em complemento, ultrapassa os fatores empregabilidade e trabalhabilidade, viabilizando análise vocacional, com um relatório robusto, e orientador para os estudantes sobre o perfil profissional. Também possibilita a reflexão dos coordenadores e docentes sobre o currículo do curso, a partir das competências profissionais do mercado. Portanto, é uma ferramenta que traz um olhar sistêmico para a construção de carreira e para a relação do ensino com o mercado”, complementa Divânia.

De acordo com a coordenadora de estágios Adriana Neves da Silva Carvalho, na plataforma Workalove, o aluno tem a possibilidade de construir o currículo de acordo com as novas demandas do mercado, em consonância com o novo momento que o mercado de trabalho vivencia. A plataforma leva em consideração o desempenho acadêmico, os interesses pessoais, valores e experiências dos alunos, e transforma tudo em algoritmos que buscam e recomendam as oportunidades no mercado que mais se adéquam ao perfil de cada um. “É nosso objetivo, também, apresentarmos as principais atuações do mercado de trabalho relacionado ao curso, com a descrição das principais tarefas desse profissional e os requisitos exigidos pelo mercado, orientando as suas Hard Skills, por exemplo, cursos adicionais, portfólio de projetos, experiências, etc., na direção exigida pelo mercado. Soft Skills também serão trabalhadas, desenvolvendo competências, através de um processo de autoconhecimento estruturado, com exercícios e certificações”, diz Adriana.

As empresas se cadastram por meio de um link e podem divulgar as oportunidades de estágio, trainee, emprego, trabalho voluntário, além de ter acesso aos currículos dos alunos que possuem perfil que mais aderem à vaga divulgada.