IMEPAC entra para o rol das instituições de pesquisa em Direito

Um grande passo foi dado pelo curso de Direito do IMEPAC! Ao ter 90 trabalhos aprovados pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, o CONPEDI, o instituto ganha destaque nacional na área da pesquisa em direito.

“O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) é a Sociedade Científica do Direito no Brasil, organizado através de uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado e sem fins econômicos que incentiva e promove os estudos jurídicos e o desenvolvimento da pós-graduação em Direito no Brasil. Suas ações institucionais respondem ao desafio de projetar a pesquisa jurídica para o avanço social do Brasil.” (CONPEDI)

O CONPEDI apoia os Programas de Pós-Graduação de instituições brasileiras de ensino, e por meio de suas ações colabora com a definição de políticas para a formação de pessoal docente e discente da área jurídica. Além disso, o conselho formula e propõe temas de interesse da pesquisa e da pós-graduação em Direito em conjunto com as autoridades educacionais, com o objetivo de promover a qualificação do ensino jurídico.

O XXVIII Encontro Nacional do CONPEDI disponibilizou a submissão de artigos entre fevereiro e abril de 2019, e, dentre os aprovados, 90 são de alunos do IMEPAC, que estarão em Goiânia, entre os dias 19 e 21 de junho representando o instituto. Os alunos concorreram com discentes de diversas instituições de renome do Brasil, inclusive as universidades federais. O tema do XXVIII encontro será “Constitucionalismo Crítico, Políticas Públicas e Desenvolvimento Inclusivo” e irá abranger diversas áreas do Direito.

Para a submissão dos trabalhos, 180 alunos organizados em duplas, preparam 90 trabalhos em formato de resumo expandido, que passaram por avaliação de professores (doutores ou doutorandos em diversas áreas do direito) que não pertencem à instituição. Este tipo de avaliação é denominado como avaliação cega, ou seja, aquela em que o avaliador não conhece o autor do trabalho submetido.

Todas as submissões foram feitas através da Plataforma Publica Direito, na qual os avaliadores do CONPEDI realizaram as avaliações por meio do método Double Blind Review, processo que garantiu ao mínimo duas avaliações inominadas para cada trabalho submetido.

O congresso nacional do direito é o maior do Brasil, sendo reconhecido pela ONU pela sua grandiosidade e pela sua qualidade no ensino jurídico. Sendo assim, ter tantos trabalhos aprovados foi uma grande conquista para o IMEPAC, já que poucas instituições de ensino tiveram um número tão grande de trabalhos aceitos pelo conselho.

Com essa conquista, o IMEPAC passa a integrar definitivamente o rol das Instituições do Conselho Nacional de Pesquisa no Direito.