IMEPAC e HUSF marcam presença no 24ºIMSH 2024: o maior congresso internacional de simulação em saúde - IMEPAC

IMEPAC e HUSF marcam presença no 24ºIMSH 2024: o maior congresso internacional de simulação em saúde

Está acontecendo em San Diego, Califórnia-EUA, o 24º IMSH (The International Meeting on Simulation in Healthcare), o maior congresso internacional de simulação em saúde, que explora as mais recentes inovações e melhores práticas na área.  Com mais de 4.000 participantes, essa edição do congresso internacional promete ser uma fonte rica de aprendizado e troca de conhecimentos.

O Dr. Henrique Pierotti Arantes, Coordenador geral do Centro de Simulação Realística do IMEPAC e Diretor de Ensino do HUSF, se destaca como um dos participantes do evento, representando o IMEPAC e o HUSF

A participação do Dr. Henrique Pierotti Arantes contribui diretamente para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos na área de simulação em saúde. Durante sua participação no 24ºIMSH, terá a oportunidade de enriquecer ainda mais sua bagagem profissional ao participar de dois workshops oferecidos pelo Center for Medical Simulation (CMS).

O primeiro workshop abordará a ferramenta de avaliação de debriefing DASH, uma peça fundamental no processo de simulação em saúde. O debriefing eficaz é crucial para maximizar os benefícios do treinamento por simulação, e a ferramenta DASH tem se destacado como uma referência na avaliação dessa prática.

O segundo workshop, focado em segurança psicológica, destaca a importância de criar ambientes de simulação que considerem tanto a dimensão técnica quanto o impacto psicológico nas equipes de saúde. Garantir a segurança psicológica durante o treinamento é vital para o bem-estar dos profissionais envolvidos e para o sucesso geral do programa de simulação.

A presença do Dr. Henrique no maior Congresso Internacional de Simulação representa o comprometimento constante do IMEPAC e do HUSF com a excelência no ensino e na prática clínica. Os conhecimentos adquiridos durante o Congresso serão compartilhados com as equipes do Centro de Simulação e do Hospital Universitário com vistas a incorporar as melhores práticas e técnicas no desenvolvimento contínuo de seus programas de simulação.

 

Este intercâmbio de experiências certamente contribuirá para o aprimoramento da formação dos profissionais da saúde no Brasil, reforçando o papel protagonista do IMEPAC e do HUSF no cenário nacional.