IMEPAC amplia a formação em Pedagogia com os cursos de Tecnólogo e Pós-Graduação - IMEPAC

O Centro Universitário IMEPAC potencializou a oferta de cursos na área de educação com a criação do Tecnólogo em Processos Escolares, que capacita profissionais para atuarem nos processos administrativos das escolas e darem apoio às atividades da área de educação. A instituição continua também oferecendo a Licenciatura em Pedagogia, acrescentando a Pós-graduação em Gestão Escolar.

O curso de Pedagogia entende o impacto positivo que ambientes de qualidade e profissionais engajados têm no desenvolvimento da aprendizagem e prepara o aluno para uma variedade de possibilidades de atuação na Educação Infantil, primeiros anos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva e áreas emergentes, como a Pedagogia Hospitalar, Social e Empresarial.

Nós oferecemos uma formação completa para a atuação na á

rea de educação explica a coordenadora do curso, Maria Teresa de Beaumont. Já a Pós-graduação em Gestão Escolar, oferecida pelo IMEPAC, capacita o profissional para atuar em instituições de educação básica (públicas, privadas), desenvolvendo funções de direção, supervisão, coordenação pedagógica , assim como orientação educacional.

Maria Teresa reforça que o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais habilidades e competências que serão trabalhadas ao longo da formaçãodo pedagogo, como comunicação, trabalho em equipe, criatividade, vontade de continuar aprendendo, olhar atento e sensibilidade às necessidades de aprendizagem do outro, abertura para a inovação, flexibilidade e adaptabilidade às mudanças, uso das tecnologias contemporâneas de informação e comunicação, empatia, organização e visão sistêmica dos processos educacionais.

Em relação ao mercado de trabalho, a pedagoga destaca, primeiramente, as oportunidades na docência e também na gestão. “As escolas, tanto as públicas, quanto as privadas, têm procurado cada vez mais por professores e gestores capazes de garantir a aprendizagem dos alunos”, afirma Maria Teresa. Em segundo lugar, a área empresarial:“O pedagogo, no RH de uma empresa que tem esse setor bem estruturado, auxilia os administradores e psicólogos no recrutamento e seleção dos colaboradores. Depois disso, o profissional fica responsável por planejar, executar e avaliar o aperfeiçoamento dos funcionários. O que envolve treinamentos, palestras, oficinas, cursos, dentre outros, que são organizados e avaliados pelo pedagogo. Ele pode ajudar, também a manter o bom clima organizacional, com a implementação de programas de engajamento do colaborador na empresa”, explica a coordenadora.

Outras áreas interessantes de atuação do pedagogo, mas ainda pouco exploradas, são hospitais (principalmente brinquedotecas hospitalares), empresas de tecnologia (na consultoria da produção de softwares e jogos educativos) e indústrias de brinquedos. No município de Araguari , ainda, a atuação de pedagogos sociais que atuam junto à Secretaria Municipal de Ação Social, com um trabalho de assistência e acompanhamento a famílias, podendo, também, realizar trabalhos assistenciais desenvolvidos em ONGs.

Conheça mais sobre a oferta do curso acessando o canal Diálogos Educativos no Youtube.