Hospital Universitário Sagrada Família inicia atividades acadêmicas e recebe alunos para a primeira turma do internato médico. - IMEPAC

Hospital Universitário Sagrada Família inicia atividades acadêmicas e recebe alunos para a primeira turma do internato médico.

O primeiro contato com os pacientes foi marcado por experiências, conhecimentos e muita expectativa em prol de um novo ciclo na graduação médica. 

Um sentimento de realização marcou a manhã do dia 21/08, segunda-feira. A data em questão teve como objetivo dar início às atividades do internato médico dos alunos do curso de Medicina do Centro Universitário IMEPAC, nos 11° e 12° períodos. Essa etapa acadêmica é uma diretriz de grande importância na formação médica. O momento contou com a presença de um time bastante competente:  o corpo administrativo, clínico e de preceptores do HUSF. O início das atividades foi marcado por grande entusiasmo por parte dos alunos, professores e dos envolvidos nas atividades do hospital. 

Sobre esse aspecto, a aluna do 11° período de Medicina Kellen Cristine fez referência: “Tudo o que estamos vivendo é um grande sonho, e as nossas expectativas são as melhores possíveis. Hoje está sendo o nosso primeiro contato com os pacientes, ação esta que vai nos proporcionar um conhecimento de qualidade na formação médica. O HUSF é um instrumento muito importante para todos; aqui temos os melhores profissionais da saúde em uma estrutura super moderna”. 

O Diretor Superintendente e Professor do IMEPAC, Doutor Marcelo de Assis, é um dos responsáveis por contribuir com o conhecimento do time de profissionais do HUSF. Diante da concretização desse momento, ele deu as boas-vindas a todos os presentes, conduziu a apresentação e esclareceu as questões relacionadas ao manual do aluno no HUSF. As orientações foram ministradas, também, para a equipe de enfermeiras, médicos e professores, ambos integrantes do corpo clínico e responsáveis por conduzir os alunos em suas atividades acadêmicas.  

A inserção dos alunos no HUSF foi, de fato, um momento muito esperado e foi enfatizado pela oportuna fala do Reitor e Presidente do HUSF, José Júlio Lafayette: “Esse é um novo momento para o IMEPAC e HUSF. Após 50 meses de obras, hoje materializamos um sonho de extrema importância, que é a realização do internato no Sagrada Família. Todos vocês são alicerces e têm papel fundamental na sociedade, o que coloca em destaque a grande missão de entregar um atendimento humanizado, junto ao empenho aqui desenvolvido em prol de salvar vidas. Todos esses elementos estão aliados a um ensino de excelência.”

A estrutura do HUSF tem suporte para oferecer um dos melhores atendimentos do país. Ele está dividido em 3 pavimentos, sendo o último destinado exclusivamente para os acadêmicos. A edificação conta com entrada exclusiva, elevadores, anfiteatro para 120 lugares, centro de simulação realística (programado para aulas e treinamentos de simulação de situações intra-hospitalares), lanchonete e espaços agradáveis voltados ao bem-estar dos alunos. O curso de Medicina conta com uma matriz curricular impecável, e além disso, a previsão é que sejam oferecidos 11 programas de residência médica no HUSF.