Hepatoxicidade por Suplementos Nutricionais e Anabolizantes - IMEPAC

Hepatoxicidade por Suplementos Nutricionais e Anabolizantes

Ontem, dia 12/11, aconteceu a palestra: Hepatoxicidade por Suplementos Nutricionais e Anabolizantes. Ministrada pelo prof. Dr.º Marcelo Simão Ferreira, professor e chefe do Serviço de Doenças Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal de Uberlândia, Ex Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Doutor em Medicina Tropical e Especialista em Gastroenterologia e em Doenças Infecciosas.

De acordo com a comissão organizadora do evento, tratar de hepatoxicidade, principalmente a causada pelo uso de suplementos nutricionais e anabolizantes, é essencial no mundo em que vivemos hoje, onde as pessoas valorizam tanto o corpo e buscam a melhora da imagem qualquer custo, inclusive recorrendo a métodos não convencionais como anabolizantes e sem acompanhamento médico.

  “O objetivo desse momento é trazer um pouco de luz a esse tema. Para isso, trouxemos uma pessoa de extrema propriedade que é o Dr.º Marcelo Simão, para abordar o tema de uma forma bem simples e bem didática, mostrando os benefícios, os malefícios e as principais consequências, do uso indiscriminado ou mal intencionado desses recursos,” explica o aluno de medicina e um dos organizadores do evento, Luiz Gustavo de Lima.

O Dr.º Marcelo Simão Ferreira, falou sobre os problemas de saúde relacionados a hepatoxicidade, que afligem a população, mas também, fez um alerta sobre o uso abusivo de anabolizantes e suplementos nutricionais. “O uso de anabolizantes e suplementos, virou uma epidemia, bem como o uso de algumas medicações que são tóxicas para o fígado,” esclarece o médico.

A comissão organizadora concluiu, agradecendo a participação de todos.