Gestores do Hospital Israelita Albert Einstein visitam nosso Centro de Simulação Realística - IMEPAC

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, tivemos a enorme satisfação de receber os gestores do Hospital Israelita Albert Einstein, para uma reunião em que foram discutidos pontos importantes sobre o Centro de Simulação Realística e sobre o Hospital Universitário Sagrada Família, e posteriormente, foi feita uma visita às nossas unidades, Centro Ambulatorial e Centro de Simulação.

A reunião aconteceu no período da manhã, em nossa sede, e estiveram presentes o nosso diretor executivo José Júlio Lafayette, a diretora geral Divânia Freitas, o diretor do curso de medicina Dr. Marcelo Cardoso de Assis, o coordenador do curso de medicina Dr. Henrique Pierotti Arantes, a coordenadora do internato de medicina Dra. Marislene Pulsena Nunes, a superintendente administrativa do Hospital Universitário Sagrada Família, Thereza Christina Griep, e os visitantes Joyce Barreto, Coordenadora administrativa do Centro de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein, Thomaz Couto, médico e responsável técnico pelo Centro de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein e Alexandre Holthausen, Diretor de Graduação em Medicina e Diretor Acadêmico de Ensino do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Durante o encontro muitas questões relativas ao uso da simulação em saúde e aos processos do Hospital Universitário Sagrada Família foram discutidas. Estreitar os laços com uma instituição de tamanha excelência e importância como o Hospital Albert Einstein é uma oportunidade ímpar para a nossa instituição, que promete nos trazer muito conhecimento e sabedoria para darmos seguimento aos nossos projetos.

Ao visitar o nosso Centro Ambulatorial e Centro de Simulação em pleno funcionamento, os visitantes ficaram impressionados com a estrutura e organização.

“Confesso que eu fiquei muito surpreso com o que encontrei aqui, é uma estrutura moderna em tamanho e conceito, com uma ótima equipe, currículo e processos internos. Outro aspecto positivo e impressionante daqui é a busca constante pela inserção social que acaba preenchendo lacunas do serviço público de saúde e que resgata essa ligação que muitas vezes fica perdida entre a parte do ensino e a parte profissionalizante, entre a parte acadêmica e a extensão. Então eu vi aqui na prática, alunos atendendo a comunidade, os pacientes satisfeitos, um ambiente de primeira qualidade, é realmente muito impressionante!”, disse o diretor acadêmico do Albert Einstein, Dr. Holthausen.

Com relação ao uso da simulação realística na graduação em medicina, Dr. Alexandre Holthausen afirmou que “encontrar gente que faça bem feito, com uma inserção verdadeira no curso é algo bem incomum, e eu encontrei isso aqui. Uma coisa que eu escutei de vocês que não é comum por aí é que aqui as coisas são negociadas com o aluno, com o corpo docente, com o corpo clínico, o que faz com que estas pessoas pratiquem a simulação porque realmente sentem que é útil e importante. Então, mais importante ainda do que a estrutura física que o IMEPAC tem, é a parte intelectual, conceitual e todo o planejamento da instituição.”

“É muito bom recebê-los aqui, estamos muito felizes, porque quando a gente fala em saúde e ensino de saúde no Brasil, nós temos vocês como referência. Eu tenho certeza absoluta que nós teremos boas conversas com vocês com o objetivo de buscar sempre o melhor, tanto para os nossos alunos, quanto para a população de modo geral através do hospital universitário” disse nosso diretor José Júlio.

Encontros como esse nos fazem perceber que estamos no caminho certo, trabalhando por um ensino cada vez melhor e serviços de saúde cada vez mais eficientes!