Gestores de hospitais de Uberlândia visitam Centro de Simulação - IMEPAC

Gestores de hospitais de Uberlândia visitam Centro de Simulação

No último sábado, 14, médicos e gestores de hospitais e de unidades de pronto atendimento de Uberlândia fizeram uma visita ao nosso Centro de Simulação Realística, onde puderam discutir o uso da simulação para aumentar segurança, qualidade e prevenção de erros na área da saúde.

Ao recepcionar os visitantes, nosso diretor executivo José Júlio Lafayette, falou sobre a importância de integrar a instituição de ensino e suas estruturas tecnológicas e de atendimento às unidades de saúde de Uberlândia e região. Segundo ele, é necessário unir esforços em prol de melhorias na saúde.

Representantes do Hospital Santa Clara, Uberlândia Medical Center (UMC), Hospital Municipal de Uberlândia – SPDM, Hospital Alta Colina, Eco 050 e Missão Sal da Terra, puderam conhecer toda a estrutura do Centro de Simulação, que é o maior da América Latina e o único do Brasil filiado ao Center for Medical Simulation de Boston (EUA), vinculado à terceira melhor instituição de ensino superior do mundo, a Universidade Harvard.

Toda a estrutura e tecnologia do Centro de Simulação merece ser compartilhada! Dr. Henrique Pierotti Arantes, coordenador do nosso curso de medicina, conduziu os visitantes aos espaços do centro, discutindo o uso da simulação e compartilhando experiências adquiridas durante sua formação profissional e acadêmica.

Durante a visita, os gestores se encantaram com a grandeza e tecnologia do espaço.

“Estou muito impressionado com o que vi aqui, não só sob o ponto de vista da estrutura, mas também dos conceitos que são a base do que acontece aqui. Conceitos de percepção de segurança, percepção de risco, noção de consciência situacional, necessidade de trabalhar e aperfeiçoar a comunicação e o trabalho em equipe. Ver tudo isso inserido no currículo da graduação, além de um sonho é uma exigência. Estou realmente impressionado!”, relatou Thogo Lemos, Gerente Médico da Gestão de Qualidade e Assistência Social do Hospital Municipal de Uberlândia.

De acordo com um dos visitantes, Walid Makin Fahmy, que é médico e Diretor Técnico do Hospital Municipal de Uberlândia,“o aluno que vai sair daqui, com certeza será um médico bem preparado”. Fahmy se impressionou com a completude do lugar, que simula com fidelidade diversas situações do cotidiano médico.

Ainda sobre a formação acadêmica em medicina, Melissa Póvoa, Anestesista do Hospital Alta Colina, acredita que a formação médica oferecida pelo IMEPAC poupa o recém-formado da pressão inicial da carreira.

“Quem dera nós tivéssemos tido a oportunidade de estudar em um centro como esse e chegar ao mercado de trabalho com ainda mais segurança! O que nós aprendemos no cotidiano médico ao longo dos anos, os alunos já verão aqui durante a graduação, de forma muito fiel e semelhante”, afirmou a médica.

Nós prezamos pela excelência em tudo o que fazemos. O feedback positivo de gestores de unidades médicas tão importantes apenas comprova os esforços feitos por nossa instituição. É a tecnologia sendo utilizada a favor da vida!