Expresso Saúde participa de ação na zona rural de Itumbiara - IMEPAC

Expresso Saúde participa de ação na zona rural de Itumbiara

No último sábado, 28, nosso Expresso Saúde II participou de uma ação na zonal rural de Itumbiara/GO, promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Itumbiara (Cerest), Secretaria Municipal de Saúde e Sindicato Rural do município. O evento foi destinado para a prevenção e promoção da saúde do trabalhador rural da região.

A sede da ação foi a Fazenda Trindade, de propriedade de Onofre e Corina, produtores rurais de Itumbiara. Essa foi a primeira ação voltada para a saúde do trabalhador rural e contou com a presença de toda a comunidade vizinha da Fazenda Trindade, aproximadamente 60 pessoas. A Secretaria de Saúde, o Sindicato Rural e o Cerest foram responsáveis pela organização e divulgação do evento aos moradores das imediações.

Durante o evento, foram oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite, glicemia e aferição de pressão arterial, além de consultas com clínico geral e dermatologista. Segundo Cristina Silva, coordenadora do Cerest, esta foi uma ação importante, visto que muitos dos moradores que ali estavam não frequentavam o médico há um bom tempo. “Trazer o atendimento médico até eles é uma de nossas missões e contar com essa parceria com o IMEPAC foi fundamental para nós. Conseguimos viabilizar esse evento que promete ser um sucesso, e apresentaremos o resultado dessa ação ao governo do estado ainda essa semana”, disse a coordenadora.

Os alunos do nosso curso de medicina de Itumbiara participaram dos atendimentos médicos e ministraram para os participantes um minicurso de Suporte Básico de Vida, ensinando técnicas de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).

Foi uma ação com um resultado muito positivo que promete ser parte do calendário de nosso Expresso Saúde a cada três meses. O Cerest fez um mapeamento da zona rural de Itumbiara e traçou um planejamento de ações para cada uma das regiões necessitadas. Teremos grande satisfação em sermos parceiros nesta causa.