Experiências acadêmicas além das fronteiras: conheça os programas de intercâmbio para o segundo semestre - IMEPAC

O Centro Universitário IMEPAC, por meio de sua Política de Internacionalização, proporcionará aos alunos duas excelentes oportunidades de intercâmbio, para o segundo semestre deste ano. Através do convênio firmado com a Fundación H. A. Barceló, os estudantes têm a chance de participar de um intercâmbio virtual com esta instituição argentina. Outra oportunidade é participar da rede INILATmov+, que oferece intercâmbios presenciais ou virtuais vinculados a seis países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

Para a coordenadora de Internacionalização, Leandra Mendes do Vale, a experiência enriquecedora não apenas acrescentará conhecimento e habilidades acadêmicas, mas também proporcionará uma visão internacional, que será valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. “Encorajo a todos a aproveitarem, ao máximo, essas experiências de intercâmbio virtual”, diz.

Fundación H. A. Barceló

O programa de intercâmbio virtual da BARCELÓ proporciona uma experiência valiosa, permitindo que os estudantes tenham acesso a disciplinas de alta qualidade, ministradas por professores renomados. As aulas estão previstas para iniciar no segundo semestre de 2023

As disciplinas do programa serão oferecidas na modalidade online síncrona, em língua espanhola e no fuso horário argentino (UTC-3). O calendário acadêmico e os horários das aulas serão disponibilizados pela BARCELÓ, proporcionando flexibilidade aos estudantes, para participar de acordo com a disponibilidade. Devido ao termo de cooperação entre o IMEPAC e a BARCELÓ, os estudantes poderão cursar as disciplinas para as quais forem aprovados neste edital, sem nenhum custo adicional.

O período de inscrições será até 16 de junho, devendo ser realizadas por e-mail à coordenação de internacionalização (internationaloffice@imepac.edu.br). A validação das inscrições ocorrerá entre 19 e 23 de junho. Após essa etapa, as inscrições efetivadas serão encaminhadas à Fundación H. A. Barceló. O cronograma de atividades e as inscrições deferidas serão divulgados posteriormente pela instituição estrangeira. O período de participação nos programas de Virtual Exchange da BARCELÓ ocorrerá de agosto a dezembro de 2023.

A Fundación H. A. Barceló (BARCELÓ) oferece as disciplinas/cursos presentes no programa “eMovies – Fundación H. A. Barceló”. Para obter mais informações sobre as ofertas da Fundación H. A. Barceló, acesse o site e leia o edital completo. Em caso de dúvidas, entre em contato com o International Office do IMEPAC pelo e-mail: internationaloffice@imepac.edu.br.

Programa Latino-americano de Mobilidade Virtual

A iniciativa INILATmov+ reúne seis países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, juntamente com suas respectivas redes de internacionalização (FIESA-REDCIUN, FAUBAI, Learn Chile, RCI-ASCUN, AMPEI e REDIPERÚ).

A escolha desses programas não confere o título ou certificado de graduação na instituição que oferece o programa. “No entanto, os alunos receberão um histórico com a carga horária e o aproveitamento do programa cursado, que poderá ser utilizado para dispensa de atividades curriculares, mediante aprovação prévia da coordenação do curso, ou como horas de atividades complementares de ensino”, explica a coordenadora de Internacionalização.

As disciplinas do programa de Mobilidade Acadêmica Presencial ou Virtual Exchange, da rede INILATmov+, serão oferecidas presencialmente ou virtualmente, em língua estrangeira (inglês ou espanhol). O calendário acadêmico e os horários das aulas serão disponibilizados pela instituição que oferece o programa, após a concretização de todo o processo de inscrição e seleção de alunos estrangeiros.

Os estudantes que concluírem com êxito disciplinas/cursos em instituições de ensino participantes da rede INILATmov+ poderão aproveitar esses créditos no currículo acadêmico.

Para participar do programa de Mobilidade Acadêmica Presencial ou Virtual Exchange, oferecido pelas instituições de ensino da rede INILATmov+, os estudantes interessados devem acessar o site do programa e seguir as orientações fornecidas na seção “Catálogo de Programas“. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela coordenação de internacionalização, quando aplicável, ou conforme descrito no programa específico.

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, consulte o edital completo. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: internationaloffice@imepac.edu.br.

Aproveite essa oportunidade de vivenciar uma experiência acadêmica internacional enriquecedora por meio dos programas de intercâmbios!