Estude de forma eficiente usando Mapas Mentais - IMEPAC

Estude de forma eficiente usando Mapas Mentais

Vários alunos se sentem frustrados após a realização de uma prova. Ficam murmurando: “preciso estudar mais!”, “não consegui assimilar esse conteúdo”, “a prova foi muito difícil”, “não tenho tempo”, “estou desanimado”.

 

Nessa hora, é melhor não deixar a emoção tomar conta frente à frustração, e sim agir com a razão. Ao invés de um pensamento negativo, pense: “será que ao estudar eu estou conseguindo realmente ser eficiente?”, “será que eu realmente sei estudar?”

 

Pelo lado positivo do pensamento sempre encontramos o melhor caminho para tomar as decisões mais importantes em nossas vidas. Analise a sua postura, seu comportamento, suas atitudes e ações. Portanto, reflita sobre e como você tem estudado.

 

Dicas para estudar com eficiência:

 

 

  • faça anotações nas aulas, além de muito importante, fazem parte do processo de aprendizagem;

 

  • estude em grupos, pois terá a oportunidade de ensinar. Quem ensina aprende duas vezes, mas cuidado com as distrações;

 

  • elabore resumos, mapas e outros elementos que auxiliam na memorização e na consolidação do conhecimento;

 

 

  • leia outras referências e faça exercícios extras sempre que possível;

 

  • faça exercícios físicos regularmente. Corpo são mente sã;

 

  • mantenha uma alimentação saudável;

 

  • durma pelo menos oito horas por dia;

 

  • evite o uso de celulares ao estudar. As redes sociais são interessantes, mas afastam você do seu foco.

A partir das dicas acima, resolvi mostrar a vocês um método eficiente para garantir a sua aprendizagem. Já ouviu falar em “Mapas Mentais”?

Mapa mental foi um nome dado pelo inglês Tony Buzan para um diagrama, sistematizado que auxilia no aprendizado, na comunicação, no planejamento e na organização.

Por que usar mapas mentais?

 

Os mapas mentaissão usados para expressar suas ideias de maneira simples, rápida e direta. Exatamente como você as compreendeu. Com ele você pode fazer conexões, partindo de uma visão mais ampla do assunto e ir refinando até itens mais específicos. Pode representar a compreensão completa do tema que vem sendo estudado.

 

Existem pesquisas, conforme imagem abaixo, que relatam que 95% da retenção de conhecimento adquirido está associado às habilidades: explicar, resumir, estruturar, definir, generalizar, elaborar e ilustrar.

 

Além de proporcionar o exercício dessas habilidades importantes na retenção do conhecimento, os mapas mentais atuam no raciocínio ajudando no processo de memorização a longo prazo.

Isso acontece a partir do momento da estruturação do mapa através das suas ligações, pois elementos como cores, desenhos, símbolos e informações segmentadas, fazem com que o cérebro raciocine e grave os dados com mais facilidade.

Como construir um mapa mental?

 

A construção de um mapa mental facilita o raciocínio em cima do que se está estudando, ajudando a manter o foco.

Alguns passos necessários:

  1. definir um tema principal;
  2. identificar os principais conceitos;
  3. organizar a ligação entre os conceitos;
  4. ajustes e refinamentos são necessários;
  5. diferenciar núcleos de conceitos com cores;
  6. usar imagens, vídeos, links web e outros;
  7. use e abuse da sua criatividade!

E eu posso usar mapas mentais para qualquer conteúdo curricular? Claro que pode! Os mapas expressam o seu conhecimento adquirido acerca do tema que vem sendo estudado.

Veja neste link um exemplo de mapa mental sobre a linguagem de programação JavaScript. Já aqui você tem um mapa mental sobre os diferentes aspectos da pesquisa científica. E neste  um estudo sobre a teoria musical.

Portanto, os mapas mentais podem auxiliar você cotidianamente a estudar e a reter mais conhecimento. Depois de construir um mapa mental, revisar o conteúdo para a prova ficou ainda mais fácil, pois você terá tudo resumido e sistematizado. Ao final do seu curso de graduação você terá uma biblioteca de mapas mentais, não é mesmo?

Qual ferramenta usar?

Existem várias ferramentas online e gratuitas para a construção de mapas mentais, eu particularmente, gosto do COGGLE.it. Além de ser uma ferramenta intuitiva e online, pode ser acessado através de qualquer dispositivo móvel. O foco central aqui é criar mapas mentaispara tornar o seu estudo eficiente e não quebrar a cabeça com ferramentas complexas. #ficaadica.

Agora se você não domina a tecnologia ou não gosta de usá-la durante os estudos porque ela pode tirar a sua concentração, faça os seus mapas mentaisem folhas avulsas, em cadernos de desenho, use e abuse de post-it. Enfim, o importante é conhecer essa técnica, fazer uso constante e conseguir êxito nos estudos.

Por: Leandra Mendes do Vale

Coordenadora da EaD