Estudantes de Medicina participam de palestra com o tema: “Micoses Profundas” - IMEPAC

Estudantes de Medicina participam de palestra com o tema: “Micoses Profundas”

Na noite de terça-feira, 30, estudantes de Medicina e profissionais de Unidades Básicas de Saúde do município participaram do evento intitulado: “Micoses Profundas”. O responsável pela atividade foi o DermaCurso, que ofereceu ao público informações específicas sobre o assunto por meio de palestra ministrada pelo médico e professor Alex Miranda Rodrigues, doutor em Infectologia.

Conforme justificativa sobre o evento, a dermatologia é uma área muito específica da Medicina, e o DermaCurso objetiva aprimorar os conhecimentos acadêmicos da formação Médico Generalista.

O médico explicou aos participantes sobre as micoses sistêmicas também conhecidas como profundas, às quais são mais graves, dentre elas, a paracoccidioidomicose.

Também foi relatado durante a palestra sobre a candidíase que pode ser grave em determinadas situações, principalmente em pacientes imunossuprimidos, que tem baixa atividade no sistema imune.

Na palestra foram elucidados temas referentes as micoses menos comum, mas também graves, como a histoplasmose, que está cada vez mais frequente em pacientes imunossuprimidos; ou em pacientes que apresentam doenças – imunodepressão-, como a Aids e alguns tipos de câncer.