Equipes em constante treinamento para atuar no HUSF - IMEPAC

Equipes em constante treinamento para atuar no HUSF

Esta sexta-feira, 28 de janeiro de 2022, foi de capacitação, aprimoramento e reflexões para as equipes do Centro de Simulação Realística do IMEPAC e do Hospital Universitário Sagrada Família.

O foco do encontro foi ampliar os conceitos inerentes à simulação, sua importância, conhecer as zonas de simulação que são utilizadas para o desenho e aplicação das atividades com simulação, desde o treinamento de habilidades técnicas de todos os envolvidos nas futuras operações do HUSF até a realização de cenário de simulação realística com debriefing com bom julgamento, ressoando em um atendimento médico de excelência para Araguari e toda a região.

O Workshop teve enfoque prático, fomentando a cultura da simulação desde a concepção do Hospital e preparando as equipes da melhor forma para atuarem com máxima segurança em procedimentos e processos que serão realizados rotineiramente no Hospital Universitário, o que se traduz em mais segurança para os pacientes que serão atendidos.

Eventos como este seguem a linha de uma atuação inovadora do IMEPAC, que investe constantemente em tecnologias, como é o caso do maior Centro de Simulação Realística da América Latina. Um ambiente inovador, que reproduz um hospital real, com aparelhos de última geração – tecnologia de ponta Laerdal e com manequins de alta fidelidade capazes de reproduzir inúmeras situações de complicações médicas, desde sons e movimentos, até sintomas de enfermidades. Sendo o único Centro de Simulação do Brasil filiado ao The Center for Medical Simulation (CMS) de Boston/EUA, vinculado à Universidade Harvard.

Os manequins e também os atores preparados para simular os casos que já fazem parte das práticas do Curso de Medicina no Centro de Simulação Realística estão sendo fundamentais para o aprimoramento dos processos que serão implementados no HUSF.