E-LABORE realiza oficina pedagógica: FERRAMENTA MENDELEY - Gerenciamento de Referências de Forma Prática e Rápida - IMEPAC

E-LABORE realiza oficina pedagógica: FERRAMENTA MENDELEY – Gerenciamento de Referências de Forma Prática e Rápida

A equipe do E-LABORE – Núcleo de Inovação Pedagógica e Aperfeiçoamento Docente, promoveu ontem, 30/10, a Oficina Pedagógica “FERRAMENTA MENDELEY – Gerenciamento de Referências de Forma Prática e Rápida”. Ministrada pelo coordenador do curso de Farmácia, Prof.º Dr.º Herbert Cristian de Souza, o objetivo foi o de propor uma vivência prática de manuseio da ferramenta Mendeley, explorando suas potencialidades.

O Mendeley é um software gratuito que auxilia nos trabalhos acadêmicos e tem a intuito de gerenciar arquivos eletrônicos, além de ajudar na normalização de citações e referências, que com ele são geradas automaticamente.

Além disso, o software também é uma rede acadêmica onde é possível criar grupos de compartilhamento de arquivos, encontrar pesquisadores de uma mesma área e descobrir tendências e estatísticas.

O coordenador Prof.º Dr.º Herbert, explica que este software é bastante conhecido no Brasil e no mundo. Salienta ainda, sua importância no que tange a gestão de conteúdo e tempo. “É perceptível que os autores, de uma forma geral, independente de qual seja o nível, perdem muito tempo na construção de citações, na construção de referências, e nesse sentido, o Mendeley traz uma rapidez na gestão dos conteúdos e na inserção de forma automática de referências no corpo do texto e, por consequência, as referências ao final do texto.”

Danilo Faria de Moura, professor e membro do E-LABORE, ressalta que a equipe tem buscado contribuir cada vez mais com o trabalho do dia a dia dos professores, e a “Ferramenta Mendeley, além de facilitar na gestão de conteúdo, faz com que o docente acabe ganhando tempo e também tenha mais assertividade na confecção de materiais científicos. Desse modo, facilitando suas práticas acadêmicas diárias.”

“A ideia da Oficina é compartilhar com os coordenadores e professores, essa ferramenta importante, de modo que possamos ter trabalhos mais bem estruturados e mais robustos. Os coordenadores e professores que estão aqui, serão os multiplicadores, disseminando essa ferramenta tão importante para a construção de trabalhos acadêmicos e científicos”, conclui o Prof.º Dr.º Herbert Cristian de Souza.