E-LABORE REALIZA CURSO INTERNACIONAL DE CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA ENSINO REMOTO “GOOGLE EDUCATION COURSE” - MISSÃO ÁFRICA - IMEPAC

E-LABORE REALIZA CURSO INTERNACIONAL DE CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA ENSINO REMOTO “GOOGLE EDUCATION COURSE” – MISSÃO ÁFRICA

Tendo a educação remota como alternativa possível para manter os alunos aprendendo durante o período de pandemia da Covid-19, a desigualdade tecnológica, especialmente em países em desenvolvimento, ficou ainda mais evidente. Nesse contexto, o e-LABORE, em parceria com a The Ladder Irlanda/Brasil e a Missão África, iniciou no dia 14/09/2020 uma ação pedagógica solidária e humanitária em favor de professores do ISCTAC – Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande (cidade da Beira/Moçambique).

O curso, ministrado totalmente online, será desenvolvido em 8 encontros, que acontecerão entre os dias 14 e 30 de setembro.

O objetivo principal do curso é desenvolver junto aos docentes a proficiência básica em ferramentas de interação e comunicação virtual aplicadas à educação remota. Os docentes do ISCTAC terão a oportunidade de ampliar conhecimentos desde as ferramentas de vídeo conferência, como também, e especialmente, sobre a plataforma Google for Education, por meio da qual experimentarão desde funções básicas, até a integração com outras aplicações que ajudarão a planejar aulas de forma mais dinâmicas e facilitarão a comunicação com os seus estudantes.

O e-LABORE assumiu de pronto a capacitação desses docentes com o firme propósito de colaborar para que consigam prosseguir com as aulas remotas e, ainda, para que sejam agentes de facilitação dentro de um ambiente digital democrático, em que os alunos tenham a oportunidade de ter seu percurso formativo garantido, mesmo num cenário de tantos desafios.”  Rejane Cristina Rubio Rodrigues da Cunha, coordenadora do e-LABORE.

Já no primeiro encontro, espontaneamente, os participantes expressaram suas percepções:

Foi muito bom e produtivo o encontro e é só o primeiro, mas já deu para esclarecer algumas dúvidas que tinha. Obrigada e que com a graça de Deus, os subsequentes sejam ainda melhores.” Profª Vania Janela;

Parabenizo os maravilhosos professores pela belíssima apresentação.” Prof Fonseca Julio Domingos;

Gostei muito da capacitação, eu tenho esperança de que vou colher conhecimentos que vão facilitar a minha comunicação com estudantes. Obrigado de coração!” Prof Nuzmi Abdul.