E-LABORE promove Oficina Pedagógica sobre Modelagem e Desenvolvimento do Ensino Híbrido - IMEPAC

No dia 12 de fevereiro, aconteceu a Oficina Pedagógica “Ensino Híbrido no IMEPAC: Modelagem e Desenvolvimento” que teve como objetivo geral, ampliar conhecimento prático acerca da modelagem e desenvolvimento do ensino híbrido no Centro Universitário IMEPAC – Araguari.

Promovido pela equipe do e-LABORE – Núcleo de Inovação Pedagógica e Aperfeiçoamento Docente em parceria com a CEaD – Coordenação da Educação a Distância, o evento contou com a participação dos co ordenadores e professores de unidades curriculares híbridas – cursos noturnos do IMEPAC.

Rejane Rúbio, coordenadora do e-LABORE, relatou que “por meio da oficina foi possível esclarecer aos nossos docentes sobre a aplicação da metodologia da sala de aula invertida, conhecer sobre a utilização das unidades de aprendizagem da SAGAH e a apropriação do plano de ensino-aprendizagem: o que pensar a mais para o ensino híbrido“.

A oficina foi guiada pela Prof.ª Leandra Mendes do Vale (Coordenadora da CEaD), que possibilitou uma interação ativa dos docentes participantes e destaca que “a oficina teve como objetivo orientar sobre a modelagem e o desenvolvimento do ensino híbrido no IMEPAC. Dentro dessa modelagem abordamos sobre as perspectivas do ensino híbrido nos cenários nacional e internacional e sua projeção utilizando a sala de aula invertida com as ferramentas que apoiam essa metodologia, oferecendo dicas aos professores para preparação dos seus três momentos (antes, durante e depois da aula) para maior efetividade do aprendizado. Abordamos também sobre o plano de ensino-aprendizagem e como fazer o planejamento dentro das diretrizes pedagógicas. Explanamos sobre as unidades de aprendizagem da SAGAH, principalmente os relatórios que norteiam a eficácia das atividades direcionadas aos discentes de forma a retroalimentar o professor com informações para maior foco na aprendizagem. Evidenciamos a construção, aplicação e avaliação das atividades on-line. Nossos docentes estão constantemente recebendo treinamento, além de contar com todo aparato da equipe multidisciplinar composta por psicólogo, pedagogo e designer. O ensino híbrido é a modelagem que está sendo adotada pelas principais instituições do país e aqui no IMEPAC a adotaremos com o propósito de potencializar o processo de aprendizagem, fazendo com que nossos alunos aprendam cada vez mais, indo além da sala de aula, utilizando de metodologias de aprendizagem ativa em que o aluno já tenha tido contato previamente com o conteúdo socializado pelos professores e na aula presencial sejam realizadas atividades focadas em colocar a “mão na massa” através de estudos de casos, discussões e atividades”.