e-LABORE PROMOVE CURSO ON-LINE DE APERFEIÇOAMENTO - IMEPAC

e-LABORE PROMOVE CURSO ON-LINE DE APERFEIÇOAMENTO

O e-LABORE (Núcleo de Inovação Pedagógica e Aperfeiçoamento Docente), em parceria com a CEaD (Coordenação de Educação a Distância), promoveu o Curso On-line “Práticas pedagógicas on-line em tempos de desafios e novas oportunidades: o futuro chegou!”, perfazendo uma carga horária de 40 horas entre os dias 25 de maio e 27 de agosto de 2020. O curso foi pensado e estruturado para os docentes do IMEPAC Araguari, também, alcançando relevância para diretores de graduação e pessoal envolvido na área acadêmica.

O objetivo principal foi desenvolver habilidades docentes para a aplicação de ideias, estratégias e procedimentos inovadores nas práticas pedagógicas cotidianas. Os participantes aprenderam a criar experiências de aprendizagem inovadoras de modo a promover ainda mais aproximação de suas práticas pedagógicas do mundo real, assim como de competências, habilidades, atitudes, valores e emoções por ele requeridas.

A temática central se faz de suma relevância por ser alinhada aos nossos tempos, às velhas e novas demandas de uma prática docente que contribua progressivamente na renovação e adaptação do universo escolar superior frente às necessidades do mundo atual.

Os participantes foram inspirados no decorrer do curso pelas problemáticas apresentadas pelo Professor Maurício, personagem fictício idealizado e personalizado pela equipe organizadora do curso, que ganhou vida (incluindo avatar e voz) e deu toda a narrativa explorada pela trilha de aprendizagem. Esse personagem inspirou momentos memoráveis, gerando empatia e identificação, culminando no #somostodosprofmauricio.

“Este curso foi uma proposta de inovação do e-LABORE, que me concedeu a possibilidade de ser a facilitadora, sendo, para mim uma experiência muito gratificante. Mesmo diante dos desafios iniciais, gerados pela ansiedade das incertezas apresentadas pelo novo, e nesse caso também pelo cenário de pandemia, eu encarei como uma grande oportunidade. Eu já tinha convicção que a educação passaria por profundas mudanças, considerando, inclusive, a mudança de comportamento dos professores, revendo seus paradigmas, suas práticas e seus métodos. Esse curso foi uma experiência magnífica de comprovar que é possível fazer diferente, e até melhor. Em cada módulo do curso foi possível fazer coisas novas, desafiado os participantes a sentir e pensar, refletindo sobre suas práticas. Por meio das atividades em equipes, colocando a mão na massa, os participantes foram norteados por uma problemática, a qual tiveram que encarar, interpretar e buscar ideias de solução, para assim experimentar protótipos que geraram 17 ideias inovadoras para esse novo universo que a educação está enfrentando. Agradeço aos 120 inscritos que estiveram conosco durante o curso, ao e-LABORE pela parceria e ao IMEPAC pelas oportunidades profissionais e desenvolvimento pessoal. Foi gratificante ver o envolvimento dos participantes que se proporam a embarcar conosco nessa jornada de aprendizado, sabendo que a pandemia não vai parar a educação, pois a educação move uma nação. Foi lindo de viver, essa experiência ficou eternizada em meu coração e sinto que, na minha carreira voltada à área educacional, tenha sido o projeto mais marcante e bonito, o qual me entreguei por completo. #somostodosprofmauricio” Leandra Mendes do Vale – Coordenadora da CEaD e Facilitadora do Curso.

O curso foi realizado utilizando ferramentas de facilitação de aprendizagem virtual, com ênfase na plataforma Google (Meet e Classroom), priorizando a experiência prática dos participantes por meio das metodologias: Design Thinking (express); Sala de Aula Invertida; Avaliação por Equipe; Aprendizagem Baseada em Jogos; e Aprendizagem Colaborativa Online. Após a formação das equipes, realizada no primeiro encontro síncrono, foram desenvolvidas atividades em abordagens online e assíncronas com práticas que contribuíram para o desenvolvimento de protótipos para o enfrentamento do cenário colocado pela pandemia da Covid-19 e culminaram na criação de portfólios que refletem a trajetória, aprendizagens e descobertas dos participantes.

“Os participantes do curso conheceram ferramentas e plataformas aplicadas para intermediação pedagógica, por meio de práticas orientadas pelas metodologias de aprendizagem ativa, abrindo um novo horizonte de possibilidades para o planejamento e condução de suas aulas.” Rejane Cristina Rubio Rodrigues da Cunha – Coordenadora do e-LABORE.

Durante o curso, espontaneamente, os participantes expressaram suas percepções:

“Quero agradecer a Leandra, Rejane, Danilo e toda equipe pelo empenho e dedicação com que conduziram este aperfeiçoamento. Vocês estão te parabéns!” – Profº Luciano Tadeu Nunes.

“Agradeço a todos pelas ferramentas que nos levarão a melhores aulas!!! Obrigada Leandra, Rejane e Danilo!!!” – Profª Rosânia Emília Ribeiro Cunha.

“Obrigada, Leandra e a equipe e-LABORE, pela dedicação em nos proporcionar um curso prático, dinâmico, com ferramentas e formas inovadoras para nossas aulas.” – Profª Maria Cláudia Cândida Rodrigues.

“Agradecemos a Profª Leandra e e-LABORE, pela oportunidade de aprender juntos e interagirmos com outros colegas, uma vez que alcançamos os objetivos de aprendizagem. Parabenizamos ainda, pela proposta de interação entre profissionais de diferentes cursos e áreas.” – Profª Maria Luiza De Borba Alves.

“Quero agradecer e parabenizar a todos da equipe do e LABORE pela idealização e condução do curso. Foi muito proveitoso.” – Profº João Paulo Assunção Borges.

“Parabéns a toda equipe, vocês foram maravilhosos na organização e condução deste curso! Nos imprevistos e dúvidas que tive fui muito bem acolhida por cada um: Danilo, Rejane, Leandra…gratidão pelos ensinamentos, compreensão e pela paciência!” – Profª Mara Rubia Franco Teixeira.