Docente do IMEPAC defende tese em programa de Doutorado da UFU - IMEPAC

Docente do IMEPAC defende tese em programa de Doutorado da UFU

O professor Gederson Kardec Gomes, do curso de Educação Física do Centro Universitário IMEPAC, defendeu no dia 20 de dezembro em Uberlândia, a Tese de Doutorado “Associação das concentrações séricas de testosterona com o consumo de colesterol e com a força muscular de homens”. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Uberlândia – Faculdade de Medicina, sob orientação do professor Dr. Erick Prado de Oliveira.

A pesquisa foi um Estudo Transversal – National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES). Foram realizadas análises transversais, onde o estudo 1 mostrou que o consumo de colesterol não está associado com os níveis séricos de testosterona em homens americanos de 20 a 80 anos. No estudo 2, foram observadas associações positivas entre as concentrações séricas de testosterona e a soma da Força de Preensão Manual (FPM) – modelo ajustado por fatores de confusão – em homens jovens e de meia idade, mas não em homens idosos.

“Nossos achados sugerem que os níveis séricos do hormônio masculino em homens de 20 a 80 anos não são dependentes do consumo de colesterol de acordo com os valores encontrados em nosso estudo. Entendemos que a testosterona é um hormônio importante para os níveis da força muscular, no entanto, de acordo com os nossos achados, os níveis de FPM não são determinados pelas concentrações séricas de testosterona em homens idosos. Hipoteticamente, a força muscular nesses indivíduos sofre interferência de outras variáveis”, explica Gederson.

De acordo com o professor, as principais contribuições da tese são as aplicações práticas referente ao consumo de colesterol para modulações dos níveis de testosterona. “Mostramos também que a diminuição da força de preensão manual em idosos não é determinada pelos níveis de testosterona, assim, outras causas podem interferir”, conclui.