Cursos da área da saúde do IMEPAC, realizam trabalhos de intervenção para a prevenção ao suicídio - IMEPAC

Durante este mês de setembro, os cursos da área da saúde do IMEPAC, estão realizando diversos trabalhos de intervenção para a prevenção ao suicídio, com a campanha: Setembro Amarelo de Valorização à Vida e Prevenção ao Suicídio. Que possui como objetivo geral, disseminar informações sobre a temática e mostrar “ao outro” que ele não está sozinho.

E nesta sexta-feira, 20 de setembro, aconteceu a primeira intervenção, com a conferência, Setembro amarelo: o suicídio não precisa ser um tabu.

O professor do curso de Psicologia, Thiago Artur de Morais, foi convidado para conduzir este momento e explica que este teve como propósito oportunizar um espaço de diálogo, esclarecimento e conscientização popular sobre o tema.

“Foram abordados os fatores de risco, sinais de alerta e principais estratégias de enfrentamento. Durante a exposição, evidenciamos o quanto o suicídio é um fenômeno complexo, carregado de sentidos e significados,” explica o professor

Ele ainda ressalta a importância do tema para profissional da área da saúde. “É essencial que nós, profissionais da saúde, compreendamos reflexivamente essa situação-problema, para sermos capazes de oferecer um cuidado integral, humanizado e realizado conforme a necessidade e o desejo das pessoas,” destaca Thiago Artur de Morais.

Além disso, hoje, dia 24 de setembro, foram distribuídos “abraços grátis”. Ainda nesta semana, a comunidade acadêmica encontrará nos corredores da faculdade, balões amarelos, cartazes com mensagens de apoio, urnas para desabafo, foram distribuídos laços amarelos e folhetos com informações sobre o tema.

João Paulo de Oliveira Brito, aluno do curso de psicologia e um dos organizadores dos trabalhos, pontua que mortes podem ser evitadas, muitas vezes com gestos simples. O aluno ainda convida a todos a abraçarem esta causa, “Quero convidar a todos, discentes, docentes e colaboradores do IMEPAC, vista amarelo, use o laço símbolo da campanha e fique atento, você pode ajudar a salvar uma vida,” finaliza.