Curso de Pedagogia realiza Seminário do Projeto Integrador IV: Relações étnicos raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena - IMEPAC

No dia 02 de setembro, o curso de Pedagogia promoveu a apresentação do Seminário do Projeto Integrador IV: Relações étnicos raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. O evento contou com a participação dos alunos do terceiro e do quarto período do curso, que ao final dessa disciplina devem elaborar um projeto com as temáticas abordadas na disciplina.

A professora Laurice Mendonça da Silveira, organizadora do seminário, esclareceu que “A escolha desse seminário é para que os alunos aprofundem mais os conhecimentos, e para facilitar a escolha do tema o qual eles vão pesquisar, montar o projeto e trabalhar na escola.”

Para isso, foram convidados três palestrantes: Dr.ª Gilma Maria Rios, Veridiana Marina Ramos, Castro e Ms. Marco Túlio de Sousa, que elucidaram questões relevantes sobre os temas. “É importante que os alunos tenham este momento de ouvir, refletir e debater para depois irem pesquisar, buscar teorias e irem para as escolas observarem como o assunto é abordado.”, enfatiza a professora organizadora do evento.

Relações étnicos raciais: história africana, foi o conteúdo abordado pelo palestrante, Ms. Marco Túlio de Sousa, que destacou a importância da reflexão e discussão deste assunto, principalmente na formação de professores, pois, segundo ele, embora estejamos no século XXI existem algumas questões que não mudam, como por exemplo, essas questões de cultura afro-brasileira, de combate ao preconceito que só agora estão chegando com força na universidade e também no chão da escola. Cabe ao professor de pedagogia “ficar atento pra isso por que em sala de aula ele vai ter que mostrar essa diversidade, essas diferenças, pontuar os combates ao preconceito”, conclui o palestrante.