Curso de Farmácia-IMEPAC inaugura projeto de descarte correto de medicamentos - IMEPAC

Curso de Farmácia-IMEPAC inaugura projeto de descarte correto de medicamentos

Atualmente é grande a facilidade em adquirir medicamentos em farmácias e drogarias, além do incentivo da mídia para a automedicação, consequentemente, temos acúmulos de medicamentos nas residências. Se olharmos o cenário de descarte de medicamentos vencidos ou em desuso no Brasil, perceberemos que os estudos já realizados indicam que o destino aplicado para os mesmos é o meio ambiente por meio de vasos sanitários, pias, lixo comum, rios, quintais, entre outros locais.

Fica claro assim, que nosso país ainda não tem um programa eficaz para o recolhimento de fármacos vencidos ou inutilizados, e diante disso, este projeto tem por objetivo realizar o descarte correto dos medicamentos da população de Araguari/MG, disponibilizando para isso pontos de coleta no Instituto Master de Ensino Professor Antônio Carlos.

Trata-se de um projeto piloto com os alunos do IMEPAC, que posteriormente será ampliado para o restante da população. Para isso, foi realizada a construção de tubos coletores para a separação dos medicamentos por forma farmacêutica que posteriormente serão quantizados e preparados para o descarte final correto.

O projeto foi inaugurado, nesta quarta-feira, 02 de outubro, no Espaço de Convivência da Instituição. A coordenadora do projeto, professora Aline Hipólito explica que além da coleta dos medicamentos, será realizado também um trabalho de conscientização com a comunidade para que esta saiba dos riscos que medicamentos descartados em lixo comum trazem para a saúde e o meio ambiente.

“O projeto de descarte de medicamentos, tem por finalidade descartar corretamente os medicamentos que estão vencidos ou em desuso para evitar que os mesmos possam ir para o meio ambiente e causar danos para a população e para o próprio meio ambiente. E nós do curso de Farmácia-IMEPAC, através deste, tentamos tirar o medicamento do meio ambiente trazendo-o para locais adequados e dando as devidas destinações”, destaca a professora.

Além disso, o aluno do sexto período de farmácia, Hugo Silva Santos, reafirma o quanto a iniciativa colabora para o meio ambiente e comenta ainda que este assunto ainda não é muito abordado e que grande parcela da população ainda não tem conhecimento sobre o descarte correto e consciente de medicamentos. “Ter conhecimento sobre isso, é ainda mais importante para nós futuros profissionais de farmácia, que com certeza guardaremos e propagaremos este aprendizado”, finaliza o aluno.