CURSO DE DOCÊNCIA NO ENSINO REMOTO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PROMOVIDO PELO e-LABORE CERTIFICA PROFESSORES DE ESCOLAS ESTADUAIS DE ARAGUARI - IMEPAC

Atendendo demanda da rede pública de educação básica de Araguari, a equipe do e-LABORE (Núcleo de Inovação Pedagógica e Aperfeiçoamento Docente) organizou e facilitou o curso “Docência no Ensino Remoto para a Educação Básica”.

O curso foi oferecido pelo Google Meet, em duas turmas, uma específica para os professores da Escola Estadual São Judas Tadeu, entre os dias 10 a 13 de novembro e outra, para os professores inscritos das demais escolas da rede estadual de ensino de Araguari, entre os dias 17 a 20 de novembro de 2020.

Nos últimos tempos, as tecnologias digitais passaram a fazer parte do nosso dia a dia, representando, também, possibilidades de ressignificação das interações e intercâmbio de saberes. Com a pandemia da Covid-19 a utilização da tecnologia foi intensificada para viabilizar a continuidade das atividades educacionais e facilitar a relação de ensino e aprendizagem durante o distanciamento social. Por meio do curso pudemos contribuir com os professores da rede pública estadual de Araguari ao promovermos uma facilitação dialogada e de compartilhamento de ferramentas com acesso gratuito e metodologias de aprendizagem ativa que apoiarão os professores em suas aulas remotas e ainda, quando possível, nas atividades presenciais.Rejane Cristina Rubio Rodrigues da Cunha – coordenadora do e-LABORE.

O foco principal do curso foi desenvolver na prática, conhecimentos acerca de plataformas, ferramentas e organização didático-pedagógica relacionados à utilização das tecnologias digitais para as aulas no ensino remoto da educação básica.

A programação contemplou o entendimento e manuseio das possibilidades e potencialidades das ferramentas Google: Meet, Classroom, Documentos, Apresentações e Formulários, além da plataforma Mentimeter. Foram trabalhadas duas metodologias de aprendizagem ativa na facilitação, sendo a Sala de Aula Invertida e a Gamificação expostas de forma orientada e experimentadas na prática nas atividades propostas.

A incorporação de metodologias de aprendizagem ativa na prática docente encontra-se na pauta do debate educacional, em busca de alternativas para um ensino dinâmico, interativo e aprendizagens significativas. A utilização dessas metodologias requer a compreensão de uma dimensão mais complexa sobre seus fundamentos pedagógicos, além de clareza na definição dos objetivos, considerando o público, ambiente e recursos disponíveis.”  Danilo Faria de Moura – membro do e-LABORE.

Durante o curso, espontaneamente, os participantes expressaram algumas de suas percepções:

“A forma como o professor Danilo conduziu atividades foi primeiramente confortável para todos os que já sabem e os que possuem apenas uma noção. 12 anos de regência, utilizei o giz, atualmente o pincel de quadro branco e agora essa variedade de ferramentas digitais está a nossa disposição! As pontuações da professora Rejane também foram importantes ao nos fazer entender que por trás das tecnologias existe a pessoa do professor.”  Profª Eliene Vieira Rosa Alves

“Só tenho a agradecer pela oportunidade. Parabéns ao Danilo pela paciência e domínio do conteúdo ministrado. Obrigado.” Profº Jasioney Ferreira

“Danilo e Rejane, agradeço muito a vocês pela oportunidade que nos foi dada!!! Foi um grande aprendizado!!! Muito obrigada mais uma vez!!! Que Deus continue os abençoando grandemente!!!”  Profª Aline dos Santos Pires

“Foi muito proveitoso. Excelente! Parabéns pelo empenho e disposição de vcs em ajudar nossa equipe.” Profª Luciene Aparecida de Oliveira Leite

“Os encontros foram todos produtivos, aprendi o suficiente para poder fazer a multiplicação dos vossos ensinamentos para os demais. Espero que essa conexão não termine para caso de dúvida, a gente entrar em contato.” Profª Nábia Regina Rodrigues Naves

“Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos! Ajudou bastante!.” Profº Paulo Victor Cavanholi Seles Dias

Destacamos ainda, um depoimento de participante coletado no formulário de avaliação final do curso:

“Equipe acolhedora! Excelente dinamismo e organização. Pude aperfeiçoar conhecimentos prévios e melhorar a utilização destes recursos digitais em sala de aula. Gratidão!”

O autor não é identificado no formulário de avaliação.