Covid-19: “O Brasil Conta Comigo” convoca estudantes da saúde para atuar no SUS - IMEPAC

Covid-19: “O Brasil Conta Comigo” convoca estudantes da saúde para atuar no SUS

Sociedade Beneficente Sagrada Família e Prefeitura de Araguari iniciam hoje (15/07) o cadastro dos estudantes.

A Prefeitura Municipal e a Sociedade Beneficente Sagrada Família abraçaram uma nobre causa: aderiram ao programa do governo federal “O Brasil Conta Comigo”, cujo objetivo é fortalecer o enfrentamento ao novo coronavírus com o apoio excepcional e temporário dos estudantes da área de saúde. Começaram hoje, 15 de julho, a realizar o cadastramento dos interessados.

Uma grande oportunidade para os estudantes da área da saúde, que poderão atuar nas unidades de Atenção Primária à Saúde, unidades de Pronto Atendimento e estabelecimentos da rede hospitalar.

Para estágios de 40 horas semanais, poderão participar da ação os alunos dos cursos do 5º e 6º ano de Medicina e do último ano dos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia. Já para a atuação de 20 horas por semana, serão aceitos alunos do 1º ao 4º ano de Medicina e dos anos iniciais dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, devidamente matriculados em instituições de ensino superior que integram o sistema federal de ensino.

José Júlio Lafayette, Reitor do Centro Universitário IMEPAC e Presidente da Sociedade Beneficente Sagrada Família, fala sobre a oportunidade de poder ajudar as pessoas neste momento tão delicado: “Nós estamos empenhados em ajudar toda população e por isso convocamos estudantes da área da saúde para participarem do projeto. Vale ressaltar que todos os alunos selecionados trabalharão sob supervisão de médicos”.

Como participar?

O estudante interessado em participar deverá acessar o site: http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/ e preencher a “Ficha do Aluno”. Ao ser convocado, através de seu e-mail cadastrado, o aluno deverá se apresentar em até 48 horas no estabelecimento de saúde indicado.

Os participantes serão beneficiados e certificados! Entre as bonificações concedidas está o direito ao recebimento de uma bolsa, no valor de um (1) salário mínimo para o estágio supervisionado de 40 horas e meio salário mínimo para o cumprimento de 20 horas.  Todos eles receberão um certificado de atuação.

Além disso, os participantes continuam a colher os frutos deste estágio após a conclusão da graduação, já que receberão ainda 10% de pontuação no ingresso em programas de residência. Os demais alunos poderão ter desconto em mensalidade, concedido pela instituição de ensino superior privada a que estiver vinculado. Para os residentes, a ação prevê a bonificação de 20% sobre os valores de todas as bolsas dos Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde.

Os estudantes terão o conforto de receber suas bolsas de estágio de forma 100% digital, por meio do Banco do Brasil, um dos apoiadores da iniciativa.

“A saúde sempre foi nossa prioridade, por esse motivo estamos tomando todas as medidas necessárias para evitar a disseminação do vírus. Esse projeto veio para fortalecer o enfrentamento ao novo coronavírus”, afirmou o prefeito de Araguari, Marcos Coelho (PSB).