Conheça os laboratórios de informática do IMEPAC - IMEPAC

Conheça os laboratórios de informática do IMEPAC

Os alunos têm acesso às mais recentes tecnologias e dispositivos para criar, aprender e aplicar a teoria à prática

Os Laboratórios de Informática do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do Centro Universitário IMEPAC são destinos físicos de aprendizado e estudo, fornecendo aos alunos as melhores e mais recentes ferramentas de computação, software e outros recursos tecnológicos para atingir os objetivos acadêmicos de instrução, pesquisa e apresentação.

Atualmente, no campus Araguari, existem dois laboratórios de Metodologias Ativas com projetores interativos e recursos de áudio e de vídeo para aulas mais dinâmicas. O espaço também é utilizado para reuniões e treinamento. O campus ainda conta com quatro laboratórios de informática físicos, com 30 computadores em cada, e três de informática móveis, sendo 1 com 30 notebooks e 2 com 30 Chromebooks em cada.

“Sempre que surge a necessidade de utilizar um laboratório de informática e todos os 4 laboratórios físicos estão ocupados, o professor solicita com antecedência a disponibilidade do lab móvel. Na data da aula, o laboratório é levado para a sala de aula e disponibilizado para a utilização pelos alunos”, conta Rodrigo Nakashima de Almeida, analista de suporte do DTI.

Utilização dos laboratórios de informática

No início de cada semestre, os coordenadores dos cursos encaminham a relação de softwares que serão utilizados pelos professores durante as aulas e um cronograma com os horários previstos. Também é feito um agendamento prévio conforme a necessidade de cada curso ou disciplina.

Rodrigo explica que vários cursos têm acesso aos laboratórios e alguns fazem uso de softwares específicos como, por exemplo, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Medicina, Psicologia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

Manutenções periódicas

De acordo com o aluno do curso de ADS e técnico em informática dos laboratórios, João Vitor Braz Pereira, seu trabalho nos laboratórios consiste em efetuar manutenções preventivas, dar suporte ao professor e usuários, fazer manutenção das máquinas, da rede da intranet e internet e upgrades de softwares e hardwares.

“Já como aluno da graduação, percebi que desde o primeiro período o IMEPAC oferece e está focado em práticas no laboratório. Os professores nos conduzem a pensar de forma lógica e nos ensinam as principais linguagens de programação, utilizadas nos dias atuais”, conclui João Vitor.